SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue1Comparison between intermittent mandatory ventilation and synchronized intermittent mandatory ventilation with pressure support in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CASTRO, Priscilla Severino Gonçalves de  and  OLIVEIRA, Fernanda Luisa Ceragioli. Prevenção da aterosclerose e tratamento medicamentoso de anormalidades lipídicas de alto risco em crianças e adolescentes. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.1, pp. 6-14. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1852.

OBJETIVO: Discutir os fatores de risco da aterosclerose na pediatria e as recomendações de dieta e exercício físico e, principalmente, o tratamento medicamentoso de anormalidades lipídicas de alto risco. FONTES DOS DADOS: Os dados foram obtidos por meio de artigos indexados na MEDLINE, publicados nos últimos 5 anos. SÍNTESE DOS DADOS: Crianças com dislipidemia grave ou outros fatores de risco, como história familiar de doença cardiovascular precoce ou outros sinais de síndrome metabólica, podem necessitar de tratamento com drogas hipolipemiantes. Novas recomendações do consenso americano indicam tratamento medicamentoso antes dos 10 anos de idade, dependendo da magnitude de outros fatores de risco para doença cardiovascular. Cabe aos pediatras saber quando diagnosticar dislipidemia, quando indicar o tratamento medicamentoso e quais as drogas que podem ser utilizadas em crianças e adolescentes com menor risco e prejuízo ao seu desenvolvimento. CONCLUSÕES: O tratamento da dislipidemia deve ser inicialmente realizado sempre por meio de mudanças nos hábitos de vida, dando-se ênfase à prevenção. Crianças com anormalidades lipídicas de alto risco merecem tratamento medicamentoso. A decisão a ser tomada junto com os pais sempre deve respeitar os riscos e os benefícios que o tratamento acarretará ao paciente.

Keywords : Aterosclerose; hipercolesterolemia; lipídeos; medicamento; pediatria.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese