SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue1Temporal trends and inequality in under-5 mortality from diarrheaCognitive and behavioral status of low birth weight preterm children raised in a developing country at preschool age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

FARIAS, Edson S. et al. Efeito da atividade física programada sobre a composição corporal em escolares adolescentes. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.1, pp. 28-34. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572009000100006.

OBJETIVO: Verificar o efeito da atividade física programada na escola sobre a composição corporal em escolares adolescentes durante 1 ano letivo. MÉTODOS: Amostra foi composta por 383 alunos, divididos em dois grupos: caso com 186 (96 meninos e 90 meninas) e controle com 197 (108 meninos e 89 meninas), com idade entre 10 e 15 anos. Trata-se de estudo de intervenção com pré e pós-teste, no qual o grupo caso foi submetido a atividade física programada e o grupo-controle a aulas convencionais de educação física escolar. A composição corporal foi avaliada por medidas antropométricas e cálculos de índice de massa corporal, percentual de gordura e massas gorda e magra. RESULTADOS: O grupo caso apresentou estabilidade na prega cutânea subescapular, índice de massa corporal, percentual de gordura e na massa gorda; redução significativa na prega cutânea triciptal, perímetro do abdome nas meninas e aumento significativo dos perímetros do braço, cintura e panturrilha e da massa magra. No grupo-controle houve aumento do índice de massa corporal, prega cutânea triciptal, perímetro do abdome e da massa gorda nas meninas. O grupo caso apresentou diminuição significativa na proporção de sobrepesos e obesos no pós em relação ao pré-teste, o mesmo não ocorrendo no grupo-controle. CONCLUSÃO: A atividade física programada resultou em melhoria e manutenção nas variáveis da composição corporal e redução da frequência de sobrepeso e obesidade no grupo que sofreu intervenção.

Keywords : Atividade motora; saúde escolar; composição corporal; obesidade; sobrepeso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese