SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue1Cardiovascular risk factors, their associations and presence of metabolic syndrome in adolescentsOverweight and physical inactivity in children living in favelas in the metropolitan region of Recife, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SANT'ANNA, Mônica de Souza Lima et al. Avaliação de gordura corporal pela bioimpedância elétrica e sua correlação com diferentes pontos anatômicos de medida da circunferência da cintura em crianças. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.1, pp. 61-66. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572009000100011.

OBJETIVO: Comparar os diferentes pontos anatômicos de medida da circunferência da cintura, bem como a eficácia desses locais em predizer o percentual de gordura corporal mensurado pela bioimpedância elétrica tetrapolar. MÉTODOS: Foram avaliadas 205 crianças de 6 a 9 anos de idade de ambos os sexos. Foram coletados dados de peso, estatura e circunferência da cintura em três locais diferentes: na menor curvatura abdominal, sobre a cicatriz umbilical e no ponto médio entre a última costela e crista ilíaca. A avaliação do estado nutricional foi realizada a partir do índice de massa corporal/idade recomendado pela Organização Mundial de Saúde. RESULTADOS: No presente estudo houve homogeneidade entre os sexos, e a idade média foi de 7,2±1,2 anos. Em relação ao estado nutricional, 6,3% das crianças apresentaram baixo peso, 75,1% eram eutróficas, 7,3% apresentaram sobrepeso e 11,2% obesidade. No sexo masculino não houve diferença estatística entre os diferentes locais de medida. No feminino, a medida sobre a cicatriz umbilical foi estatisticamente maior. Na análise de correlação, a circunferência medida no ponto médio foi a que obteve melhor correlação com o percentual de gordura corporal, com valores de 0,50 nos meninos e 0,62 nas meninas. CONCLUSÃO: A circunferência da cintura medida no ponto médio entre a crista ilíaca e ultima costela foi a que apresentou melhor correlação com o percentual de gordura corporal.

Keywords : Estado nutricional; obesidade; crianças; antropometria.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese