SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue3The challenge of pediatric tuberculosis in face of new diagnostic techniquesTrends and patterns of exclusive breastfeeding for under-6-month-old children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

JESUS, Lisieux Eyer de  and  DEKERMACHER, Samuel. Priapismo em crianças: revisão de fisiopatologia e tratamento. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.3, pp. 194-200. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572009000300003.

OBJETIVOS: O priapismo pode causar sequelas graves em relação à vida sexual futura do paciente, pois pode determinar impotência, disfunção erétil ou aversão sexual psicogênica. É um sintoma comum da doença falciforme em crianças e adolescentes. Há poucos estudos com evidências de qualidade sobre esse problema na literatura médica atual. FONTES DOS DADOS: Revisão da literatura utilizando as bases de dados MEDLINE e LILACS no período de 1966 a 2008. SÍNTESE DOS DADOS: A base para o tratamento de priapismo de baixo fluxo inclui o tratamento da doença falciforme e o uso de agentes adrenérgicos por administração intracavernosa conforme necessário. Indica-se cirurgia em uma minoria de casos. O tratamento de casos pediátricos exige ajuste de doses, escolha adequada de medicamentos e sedoanalgesia para procedimentos envolvendo dor ou trauma. CONCLUSÕES: Uma nova teoria fisiopatológica relativa à doença falciforme, que questiona os mecanismos tradicionais de bloqueio vascular por hemácias deformadas e propõe que a ativação inflamatória endotelial é a principal causa de problemas clínicos, permite propor novas manobras terapêuticas para lidar com o priapismo na doença falciforme. A ausência de evidência de qualidade para tratar o priapismo na doença falciforme sugere a necessidade de conduzir bons protocolos prospectivos multicêntricos para investigar essa condição.

Keywords : Priapismo; doença falciforme; crianças.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese