SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Dietary supplement use by adolescentsPrevalence of physical inactivity and associated factors among high school students from state's public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

LOSSO, Estela M.; TAVARES, Maria Cristina R.; SILVA, Juliana Y. B. da  and  URBAN, Cícero de A.. Cárie precoce e severa na infância: uma abordagem integral. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.4, pp. 295-300. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572009000400005.

OBJETIVO: Fornecer informações para auxiliar o médico pediatra a reconhecer os fatores de risco para o início da cárie precoce na infância e da cárie severa na infância (CSI), possibilitando a intervenção precoce de tais fatores, e, assim, evitar a instalação dessa doença prevenível e as suas consequências. FONTES DOS DADOS: As informações foram coletadas a partir de artigos científicos publicados nas bases de dados SciELO, MEDLINE e PUBMED nos últimos 25 anos, livros técnicos e publicações de consenso de organismos internacionais. As palavras-chave utilizadas foram: early childhood caries, severe early childhood caries, dental caries e children. SÍNTESE DOS DADOS: A CSI é uma forma de cárie dentária que afeta bebês e crianças. É infecciosa, de etiologia multifatorial e de desenvolvimento rápido, iniciando logo após a erupção dos dentes. Por apresentar fatores de risco local e sociocultural, deve ser considerada como sintoma de uma alteração na criança e de falta de cuidados adequados. Suas manifestações incluem dor, abscessos e dificuldades mastigatórias, afetando a alimentação e o sono da criança. Além disso, afeta também sua saúde geral, fala e autoestima. CONCLUSÕES: A CSI é uma doença com métodos preventivos estabelecidos, que devem ser introduzidos o mais precocemente possível, por meio de programas preventivos na comunidade e no núcleo familiar. Os profissionais que atendem bebês e crianças devem estar atentos aos casos com risco para o desenvolvimento da doença cárie e interceder a fim de se obter saúde.

Keywords : Cárie dentária; criança; cárie precoce e severa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese