SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue4Factors associated with nipple trauma in the maternity unitA comparison between overweight cutoff points for detection of high blood pressure in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

KAVAK, Sermin Tukel  and  BUMIN, Gonca. Os efeitos da postura de pega do lápis e de diferentes modelos de mesa sobre o desempenho na caligrafia de crianças com paralisia cerebral hemiplégica. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.4, pp. 346-352. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1914.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de diferentes modelos ergonômicos de mesa e dos padrões de pega do lápis sobre o desempenho na caligrafia de crianças com paralisia cerebral hemiplégica e de crianças saudáveis. MÉTODOS: Vinte e seis crianças com paralisia cerebral hemiplégica esquerda e 32 crianças com desenvolvimento normal foram incluídas. O Minnesota Handwriting Assessment foi utilizado para avaliar as habilidades de caligrafia. A postura de pega do lápis foi avaliada por meio de um sistema de avaliação de 5 pontos. Mesas e cadeiras ajustáveis especificamente projetadas foram utilizadas. Quatro tipos diferentes de mesas foram usados neste estudo: 1) mesa padrão; 2) mesa padrão com 20° de inclinação; 3) mesa recortada; e 4) mesa recortada com 20° de inclinação. RESULTADOS: Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas entre os dois grupos no que se refere à habilidade de caligrafia (p < 0,001). Não houve diferença significativa com relação aos escores de pega entre as crianças com paralisia cerebral e as crianças saudáveis (p > 0,05). Constatamos que as crianças com paralisia cerebral tiveram melhor desempenho utilizando as mesas recortadas nos parâmetros velocidade e espaçamento da caligrafia (p < 0,05). CONCLUSÃO: Os resultados de nosso estudo demonstraram que os padrões de pega do lápis não têm efeito sobre os parâmetros da caligrafia tanto das crianças com paralisia cerebral quanto das crianças saudáveis. Recomenda-se que mesas recortadas sejam usadas para oferecer mais apoio para os membros superiores de estudantes com paralisia cerebral durante atividades de caligrafia.

Keywords : Caligrafia; paralisia cerebral; ergonomia; Handwriting; cerebral palsy; ergonomics.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese