SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue5Fever without source: evaluation of a guidelineQuality of life of children and adolescents with rheumatic fever author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SAPI, Melina C. et al. Avaliação da violência intradomiciliar na criança e no adolescente enuréticos. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.5, pp. 433-437. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572009000500011.

OBJETIVO: Descrever a frequência da violência doméstica praticada contra crianças e adolescentes brasileiros devido ao episódio enurético e os fatores de risco associados a ela. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal envolvendo 149 pacientes com idades de entre 6 e 18 anos, diagnosticados com enurese noturna monossintomática primária. Durante uma entrevista semiestruturada com o paciente e seu responsável legal, foram obtidas informações sobre as características da violência doméstica e o agressor, sendo adicionada uma atividade lúdica para o paciente. A agressão foi classificada em verbal, física sem contato, ou física com contato. RESULTADOS: Dos pacientes entrevistados, 89% (n = 132) sofreram algum tipo de agressão devido ao episódio enurético. Todos os casos apresentaram punição verbal associada ou não a outro tipo de agressão. Punição física sem contato ocorreu em 50,8% dos casos, e com contato, em 48,5%. O principal agressor foi a mãe (87,9%). Em um caso, houve lesão genital grave que necessitou de cirurgia reconstrutora. Houve uma correlação significativa (p = 0,043, r = -0,768) entre os anos de estudo dos responsáveis e a gravidade da punição. CONCLUSÕES: Os índices de punição em pacientes com enurese noturna monossintomática primária são alarmantes. Crianças e adolescentes enuréticos que convivem no âmbito doméstico com pessoas com poucos anos de estudo podem ser considerados população de risco em relação à violência doméstica.

Keywords : Infância; adolescência; enurese; agressão; punição.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese