SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 issue6Nutritional quality and food expenditure in preschool childrenImpact of divorce on the quality of life in school-age children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SILVA, Pâmela R. S.; ROSA, Antonia M.; HACON, Sandra S.  and  IGNOTTI, Eliane. Hospitalização de crianças por asma na Amazônia brasileira: tendência e distribuição espacial. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2009, vol.85, n.6, pp. 541-546. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1952.

OBJETIVO: Analisar a distribuição das internações hospitalares por asma em crianças nos estados que compõem a Amazônia brasileira e as variações das internações segundo a sazonalidade climática. MÉTODOS: Estudo descritivo de distribuição das hospitalizações por asma em indivíduos de 0 a 14 anos de idade residentes na Amazônia brasileira segundo tendência, distribuição espacial e sazonalidade climática no período de 2001 a 2007. Utilizou-se a base de dados das autorizações de internações hospitalares do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde. RESULTADOS: A distribuição espacial das hospitalizações por asma assemelha-se à configuração do arco do desmatamento, com destaque para os estados de Maranhão e Rondônia. As hospitalizações anuais por asma decresceram de 8,1 para 2,6 internações por mil habitantes no decorrer do período estudado. Verifica-se um pico de internações nos meses de março e maio em todos os estados. As diferenças sazonais alcançaram em média 10% do conjunto das unidades da federação, com as maiores taxas no período chuvoso. CONCLUSÃO: Conclui-se que as hospitalizações por asma em crianças são mais frequentes nos meses chuvosos, com maior magnitude nos estados que compõem o arco do desmatamento da Amazônia brasileira, especialmente Rondônia e Maranhão.

Keywords : Asma; Amazônia; hospitalização; crianças; distribuição espacial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese