SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue1Home-based palliative care: challenges in the care of technology-dependent children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CAMILO, Daniella Fernandes et al. Obesidade e asma: associação ou coincidência?. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.1, pp. 6-14. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572010000100003.

OBJETIVO: A asma e a obesidade estão entre as maiores causas de morbidade na infância e adolescência. A obesidade precoce aumenta as chances de doenças crônicas degenerativas no adulto. Embora a concomitância de ambas as situações clínicas vem sendo demonstrada em vários estudos, os mecanismos intrínsecos dessa associação ainda são pouco conhecidos. Portanto, o objetivo deste artigo foi revisar os principais trabalhos sobre a associação de obesidade e asma e verificar se existe relação de causa e efeito entre ambas. FONTES DOS DADOS: Revisão sistemática baseada em bases de dados indexadas MEDLINE (PubMed) e SciELO. Foram revisados artigos originais (transversal, caso-controle e prospectivo) e meta-análises publicados no período de janeiro de 1998 a janeiro de 2008. Foram pesquisados estudos divulgados em língua inglesa, espanhola e portuguesa. SÍNTESE DOS DADOS: Embora existam muitos estudos sobre as crescentes prevalências da asma e da obesidade, poucos estabelecem relações de causa e efeito entre ambas. Os mecanismos fisiopatológicos e os fatores envolvidos nesse processo ainda são pouco conhecidos. CONCLUSÃO: O rigor metodológico em estudos futuros deverá buscar respostas para melhor entender se existe associação entre asma e obesidade, ou se a relação entre ambas as doenças é coincidência.

Keywords : Asma; obesidade; composição corporal; índice de massa corporal; crianças.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese