SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue1Neonatal near miss approach in the 2005 WHO Global Survey BrazilEvaluation of implementation of humanized care to low weight newborns: the Kangaroo Method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

WERNER, Maria L. F.; PONE, Marcos V. da S.; FONSECA, Vânia M.  and  CHAVES, Célia R. M. de M.. Síndrome da lipodistrofia e fatores de risco cardiovasculares em crianças e adolescentes infectados pelo HIV/AIDS em uso de terapia antirretroviral de alta potência. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.1, pp. 27-32. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572010000100006.

OBJETIVO: Descrever o perfil lipídico, alterações da conformação corporal e fatores de risco cardiovasculares em crianças e adolescentes infectados pelo HIV/AIDS, tratados com terapia antirretroviral de alta potência. MÉTODOS: Foram estudadas 43 crianças e adolescentes em uso dessa terapia atendidas no ambulatório de doenças infecciosas em Pediatria do Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (RJ). Foram realizadas dosagens de colesterol total, lipoproteína de alta densidade, lipoproteína de baixa densidade, triglicerídeos, teste de tolerância à glicose e avaliada a distribuição de gordura corporal, estado nutricional, ingestão dietética e história familiar de risco cardiovascular. As análises estatísticas foram realizadas com o teste t de Student. O nível de significância estatístico do p foi menor que 0,05. RESULTADOS: Observou-se alteração lipídica em 88,3% e de conformação corporal em 13,9% dos casos. O estado nutricional foi adequado na maioria (81,3%) da população do estudo. A ingestão de colesterol em crianças com mais de 9 anos foi acima do recomendado. CONCLUSÃO: A prevalência de dislipidemia e, consequentemente, o risco para doenças cardiovasculares foram altos durante o uso de terapia antirretroviral de alta potência.

Keywords : Lipodistrofia; HIV; doenças cardiovasculares; crianças; adolescentes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese