SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue2Assessing clinical and spirometric control and the intensity of the inflammatory process in asthmaComparison between classic Gibson and Cooke technique and sweat conductivity test in patients with and without cystic fibrosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

PERGHER, Rafael Nardini Queiroz  and  LIGA DE OBESIDADE INFANTIL et al. O diagnóstico de síndrome metabólica é aplicável às crianças?. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.2, pp. 101-108. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1983.

OBJETIVO: Abordar os componentes da síndrome metabólica (SM) na criança e no adolescente discutindo como eles são avaliados na população infantil e apresentando as principais classificações de SM nessa faixa etária. FONTES DOS DADOS: Revisão da literatura utilizando as bases de dados MEDLINE no período de 1986 a 2008. SÍNTESE DOS DADOS: A prevalência de obesidade infantil nas últimas décadas tem aumentado no mundo todo e, consequentemente, suas complicações, como diabetes melito, hipertensão arterial e dislipidemia. O conceito de SM, já usado em adultos, começa a ser aplicado em crianças por meio de classificações que utilizam os critérios para adultos modificados para faixas etárias menores. No entanto, essas classificações apresentam divergências quanto ao valor de pontos de corte usados nos critérios e quanto à utilização do índice de massa corporal ou da medida da circunferência abdominal para definir a obesidade. Esta revisão apresenta essas classificações mostrando os pontos discordantes e a discussão em torno delas. CONCLUSÕES: Se não for tratada, a obesidade infantil terá consequências graves no futuro. Alguns modelos de classificação de SM em crianças já foram apresentados, e observam-se consideráveis divergências entre eles. Assim, torna-se necessária a padronização desses critérios para a identificação dos indivíduos com maior risco de complicações futuras.

Keywords : Obesidade infantil; gordura visceral; síndrome metabólica; resistência à insulina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese