SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue2Comparison between the growth of Brazilian children and adolescents and the reference growth charts: data from a Brazilian projectMaternal consumption of flaxseed during lactation affects weight and hemoglobin level of offspring in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CARVALHO, Annelise B. et al. Síndrome de Turner: um diagnóstico pediátrico frequentemente realizado por não pediatras. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.2, pp. 121-125. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572010000200007.

OBJETIVO: Analisar as características clínicas de pacientes com suspeita de síndrome de Turner (ST) em um serviço de referência. MÉTODOS: Análise retrospectiva de 425 pacientes. Foram colhidos dados de idade, estatura e estádio puberal no momento do diagnóstico, bem como da especialidade do médico que encaminhou a paciente. Comparação das pacientes com e sem ST e daquelas com ST de acordo com a especialidade e análise de correlação entre estatura e idade ao diagnóstico. RESULTADOS: O diagnóstico de ST foi feito, em 36,9% dos casos, com média de idade de 12,0 anos e escore z da estatura = -3,09; havia atraso puberal em 71,4% das 63 pacientes maiores de 13 anos. Comparadas às demais, as meninas com ST apresentavam maior deficit na estatura e maior frequência de atraso puberal. Pacientes com ST encaminhadas por pediatras eram significativamente mais jovens (9,3 anos versus 15,4 anos), porém com estatura e frequência de atraso puberal semelhantes às daquelas encaminhadas por não pediatras. Houve correlação linear negativa significativa entre idade ao diagnóstico e estatura no total de pacientes com ST, mas não entre as encaminhadas por não pediatras. CONCLUSÕES: A média de idade ao diagnóstico da ST ainda é superior àquela dos países desenvolvidos, e a presença de sinais puberais espontâneos e/ou de deficit de crescimento menos acentuado em algumas pacientes pode contribuir para o atraso na suspeita clínica. É necessária divulgação entre pediatras e não pediatras dos conhecimentos necessários ao diagnóstico precoce da ST.

Keywords : Transtornos do crescimento; hipogonadismo; aberrações cromossômicas; diagnóstico precoce.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese