SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue2Electrocardiographic markers for the early detection of cardiac disease in patients with beta-thalassemia major author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CORREA, Fernanda Ferreira et al. Teste de desencadeamento aberto no diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.2, pp. 163-163. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1967.

OBJETIVO: Relatar os resultados de testes de desencadeamento aplicados em crianças alimentadas com dieta de exclusão das proteínas do leite de vaca. DESCRIÇÃO: Estudo transversal que avaliou testes de desencadeamento oral aberto, com leite de vaca, realizados sob supervisão em ambiente hospitalar por 2,5 horas e ambulatoriamente por 30 dias quando não ocorreu reação imediata. Foram incluídos 121 pacientes, com idades entre 4 e 95 meses. O teste de desencadeamento com leite de vaca foi positivo em 28 (23,1%) pacientes. Manifestação clínica de alergia ao leite de vaca diferente da apresentada por ocasião da suspeita diagnóstica ocorreu em 12 (42,9%) pacientes com desencadeamento positivo. O desencadeamento positivo foi mais frequente (p = 0,042) nos pacientes alimentados com fórmulas extensamente hidrolisadas ou de aminoácidos (30,3%) quando comparados com os alimentados com outras dietas de exclusão (14,5%). CONCLUSÃO: O teste de desencadeamento permitiu que fosse suspensa a dieta de exclusão de grande parte dos pacientes.

Keywords : Alergia a leite [diagnóstico]; proteínas do leite; leite de vaca; diagnóstico; tolerância imunológica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese