SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue3Association between malnutrition in children living in favelas, maternal nutritional status, and environmental factorsComparison of antipyretic effectiveness of equal doses of rectal and oral acetaminophen in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

FERREIRA, Pedro L.; MELO, Elsa; REIS, Gina  and  MELLO, Débora F.. Validação e análise da precisão da versão em português do Needs of Parents Questionnaire. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.3, pp. 221-227. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572010000300010.

OBJETIVO: Descrever os procedimentos para a validação e análise de precisão da versão em português do Needs of Parents Questionnaire em contexto de hospitalização pediátrica em Portugal. MÉTODOS: Estudo descritivo com base em procedimentos para adaptação cultural e linguística de instrumentos de medição em saúde. A validação foi efetuada em uma amostra de 870 acompanhantes de crianças hospitalizadas em serviços de pediatria de quatro hospitais de Portugal, com idades compreendidas entre 2 dias de vida e 18 anos. A validade de conteúdo foi garantida por dois testes de compreensão realizados separadamente com pais de crianças hospitalizadas e com profissionais de saúde. A confiabilidade da versão em português foi avaliada através do teste de reprodutibilidade e determinação da coerência interna. RESULTADOS: Os resultados dos testes de compreensão e de coerência interna, obtidos pelo coeficiente alfa de Cronbach, são idênticos aos do autor original e satisfatórios para três subescalas, o que nos permite afirmar que o questionário tem propriedades psicométricas adequadas para a medição das necessidades dos pais. O questionário foi bem recebido pelos pais das crianças, que valorizam todas as necessidades, destacando a necessidade de confiar nos cuidados de saúde que são prestados à criança quando não estão presentes, a necessidade de ser confiável e as necessidades de informação. CONCLUSÕES: O questionário mostrou ser um instrumento de medição válido e preciso na avaliação das necessidades dos pais durante a hospitalização das crianças. A versão em português do Needs of Parents Questionnaire se encontra validada.

Keywords : Criança; pais; hospitalização.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese