SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue3Comparison of antipyretic effectiveness of equal doses of rectal and oral acetaminophen in childrenBreastfeeding pattern in the first month of life in women submitted to breast reduction and augmentation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MONTEIRO, Alessandra C. T. et al. Repercussões do exercício físico durante a gestação e da desnutrição proteica durante a gestação e lactação sobre o desenvolvimento e crescimento do fêmur da prole. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.3, pp. 233-238. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572010000300012.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos do treino físico imposto às ratas mães durante a gestação associado a uma dieta hipoproteica imposta durante os períodos gestacional e de lactação sobre o desenvolvimento e crescimento do fêmur da prole. MÉTODOS: Quarenta ratos machos Wistar, 90 dias de vida, foram divididos em quatro grupos: filhotes de mãe sedentária nutrida, filhotes de mãe sedentária desnutrida, filhotes de mãe treinada nutrida e filhotes de mãe treinada desnutrida, todos com n = 10. Treinamento físico em esteira durante 8 semanas, 5 semanas antes da concepção e 3 no período gestacional para as ratas mães dos grupos filhotes de mães treinada nutrida e treinada desnutrida. Indução da dieta hipoproteica às ratas mães durante a gestação e lactação para os grupos filhotes de mães sedentária desnutrida e treinada desnutrida. Após sacrifício, no 90º dia de vida, analisou-se peso, comprimento e conteúdo mineral ósseo do fêmur dos filhotes. RESULTADOS: Peso corporal, peso femoral e comprimento femoral diminuídos (p < 0,05) para os grupos filhotes de mães sedentária desnutrida e treinada desnutrida em relação aos grupos filhotes de mães sedentária nutrida e treinada nutrida, respectivamente. Não houve diferença no conteúdo mineral ósseo do fêmur em nenhum dos grupos. CONCLUSÃO: O treinamento físico leve em esteira durante a gestação não interfere no desenvolvimento e crescimento ósseo da prole. Entretanto, a desnutrição proteica durante esse período e durante a lactação promove prejuízos permanentes à estrutura óssea da prole.

Keywords : Treinamento físico; desnutrição proteica; gestação; período pós-natal; fêmur.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese