SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue5Trends in childhood leukemia mortality over a 25-year periodDistribution of severity of asthma in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BERGMANN, Gabriel G. et al. Circunferência da cintura como instrumento de triagem de fatores de risco para doenças cardiovasculares em escolares. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.5, pp. 411-416. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2026.

OBJETIVO: Propor pontos de corte para a circunferência da cintura de escolares para a identificação de fatores de risco para doenças cardiovasculares. MÉTODOS: Este estudo transversal de base escolar contou com 1.413 escolares de 7 a 12 anos de idade, selecionados de forma aleatória por conglomerados. Foram medidos a circunferência da cintura, o colesterol total e as pressões arterial sistólica e diastólica. A partir dos valores de colesterol total e das pressões arterial sistólica e diastólica, foram criadas referências de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Para a análise dos dados, foram utilizadas a curva receiver operating characteristic (ROC) e a análise bivariada, seguida dos cálculos de sensibilidade, especificidade e razão de chances. RESULTADOS: Os pontos de corte propostos apresentaram valores de área sob a curva ROC, variando entre 0,603 e 0,949, e de sensibilidade e especificidade entre 0,500 e 1,00. Dentre as propostas analisadas, a que apresentou valores mais equilibrados entre sensibilidade e especificidade foi a do presente estudo. O resultado da análise bivariada seguida do cálculo de razão de chances indicou que indivíduos com circunferência da cintura acima dos pontos de corte propostos têm chances aumentadas de apresentar fatores de risco para doenças cardiovasculares. CONCLUSÕES: Os pontos de corte propostos no presente estudo configuram-se como alternativa válida e com melhores ajustamentos entre sensibilidade e especificidade que outras propostas para a triagem de escolares com chances aumentadas de apresentar fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Keywords : Antropometria; curva ROC; sensibilidade; especificidade; crianças.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese