SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue6Persistent operational challenges lead to non-reduction in maternal-infant transmission of HIVFactors associated with infant death after apparent life-threatening event (ALTE) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CAMPOS, Dulcimar P. et al. Sepse neonatal precoce: níveis de citocinas no sangue de cordão umbilical no diagnóstico e durante o tratamento. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2010, vol.86, n.6, pp. 509-514. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572010000600011.

OBJETIVO: Avaliar parâmetros clínicos, laboratoriais e citocinas séricas em 55 neonatos que desenvolveram sepse precoce. MÉTODOS: Avaliamos os parâmetros clínicos dos neonatos relacionados com sepse precoce. No dia do diagnóstico de sepse e 48 horas após, foram realizados o leucograma diferencial e a dosagem de proteína C reativa e glicemia. As citocinas IL-1β, IL-10, IL-6 e TNF-α foram determinadas no sangue do cordão, no dia do diagnóstico de sepse, 48 e 96 horas após o início do tratamento. RESULTADOS: O tempo de internação dos neonatos foi inversamente proporcional ao peso no nascimento. Os parâmetros clínicos foram variados, especialmente a temperatura corpórea. Alterações de glicemia foram frequentes, principalmente a hipoglicemia. A alteração de hemograma mais prevalente foi a leucopenia, devido principalmente à neutropenia. Os níveis de proteína C reativa se mostraram correlacionados com o índice neutrofílico. Observamos uma correlação positiva entre os níveis de TNF-α e IL-10 entre o curso da sepse precoce e os níveis observados no cordão umbilical. CONCLUSÕES: As alterações clínicas e laboratoriais entre os neonatos com sepse são variadas. Neonatos que apresentam elevações no padrão de citocinas no momento do parto permanecem com seus níveis elevados durante o processo infeccioso.

Keywords : Sepse precoce; neonatos; citocinas; TNF-α; IL-10.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese