SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1Long-term home oxygen therapy in children and adolescents: analysis of clinical use and costs of a home care program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

DONATTI, Teresinha Lermen; KOCH, Vera Hermina Kalika; TAKAYAMA, Liliam  and  PEREIRA, Rosa Maria Rodrigues. Os glicocorticoides e seus efeitos no crescimento e na mineralização óssea. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.1, pp. 4-12. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572011000100002.

OBJETIVO: Revisar os mecanismos de ações dos glicocorticoides e sua capacidade de induzir osteoporose e déficits de crescimento. FONTES DOS DADOS: A revisão bibliográfica de artigos científicos foi realizada na base de dados MEDLINE e utilizou as palavras-chave agrupadas nas sintaxes “glicocorticoides”, “mineralização óssea”, “crescimento” e “efeitos colaterais”, nos últimos 10 anos, e das referências destes nos reportamos para as publicações mais antigas, mas com os estudos fundamentais para a compreensão do assunto. SÍNTESE DOS DADOS: Destacam-se ações dos glicocorticoides sobre hormônios e citocinas responsáveis pelo crescimento longitudinal. Os efeitos finais dos glicocorticoides sobre o esqueleto são determinados por ações sistêmicas no metabolismo ósseo e por ações diretas desses esteroides nas células ósseas, levando a mudanças no número e função das mesmas e favorecendo a perda óssea. Discutem-se os mecanismos indutores da recuperação dos canais de crescimento e recuperação da massa óssea após a descontinuação dos glicocorticoides; os métodos diagnósticos do metabolismo e mineralização óssea; assim como medidas terapêuticas e preventivas das alterações óssea induzidas pelos glicocorticoides. CONCLUSÃO: A monitorização de cada paciente é essencial para identificação e potencial reversão dos danos associados ao uso crônico de glicocorticoides.

Keywords : Glicocorticoides; esteroides; crescimento; mineralização óssea; retardo do crescimento; crescimento puberal; crianças; adolescentes; densitometria; densidade mineral óssea; marcadores de mineralização óssea; osso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese