SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1Long-term home oxygen therapy in children and adolescents: analysis of clinical use and costs of a home care programComparison of the effectiveness of polyethylene glycol 4000 without electrolytes and magnesium hydroxide in the treatment of chronic functional constipation in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MOURA, Danilo Rolim de; CRUZ, Ana Catarina Nova  and  QUEVEDO, Luciana de Ávila. Prevalência e características de escolares vítimas de bullying. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.1, pp. 19-23. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572011000100004.

OBJETIVO: Descrever a prevalência de vítimas de bullying, suas características e os sintomas associados nas áreas emocionais, de conduta, hiperatividade e relacionamento. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal aninhado a uma coorte que avalia transtornos de leitura, escrita e aritmética em 1.075 alunos, da 1ª à 8ª série, de duas escolas públicas de ensino fundamental de um bairro de classe média baixa de Pelotas (RS). Foi utilizado o questionário KIDSCAPE para avaliar a prevalência de bullying e o Strengths and Difficulties Questionnaire para avaliar características comportamentais das vítimas. RESULTADOS: A prevalência de bullying foi de 17,6%. O tipo de intimidação mais prevalente foi o verbal, seguido do físico, emocional, racial e sexual. Após o ajuste para os fatores de confusão, o bullying se manteve associado com sexo masculino (RP 1,49 IC95% 1,14-1,96), com hiperatividade (RP 1,89 IC95% 1,25-2,87) e problemas de relacionamento com os colegas (RP 1,85 IC95% 1,24-2,76). Entre as vítimas, 47,1% também provocavam bullying. CONCLUSÃO: Este estudo identificou as características comportamentais das vítimas de bullying que podem ser úteis para políticas locais de proteção aos alvos de bullying.

Keywords : Prevalência; vítimas de bullying; violência infantil; SDQ; KIDSCAPE.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese