SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1Prevalence of anemia among preschoolers and response to iron supplementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MARTINS, Luciana et al. Baixa prevalência de doenças do ouvido médio em pacientes com fibrose cística. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.1, pp. 80-83. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572011000100014.

OBJETIVO: Avaliar a prevalência de alterações do ouvido médio em pacientes com fibrose cística (FC). MÉTODOS: Neste estudo descritivo, 120 pacientes com FC com idade entre 5 meses e 18 anos foram avaliados por meio do histórico clínico, da otoscopia e da timpanometria. Dados sobre a colonização por P. aeruginosa e uso de aminoglicosídeos por via parenteral e/ou inalatória também foram coletados a partir dos prontuários médicos. RESULTADOS: O histórico clínico revelou ausência de otite média prévia em 57% dos pacientes. As membranas timpânicas estavam normais em 94% dos pacientes que se submeteram a avaliação otoscópica; foi sugerida otite média crônica em cerca de 1% dos casos, otite média com derrame (OMD) em 2%, e disfunção da tuba auditiva em 3%. Quanto à timpanometria, 91% dos pacientes que se submeteram ao exame apresentaram resultados normais, foi sugerida OMD em 2% dos casos, e disfunção da tuba auditiva em 7%. CONCLUSÃO: Houve uma baixa taxa de prevalência de alterações do ouvido médio na nossa série de pacientes com FC. O uso de aminoglicosídeos e a colonização por P. aeruginosa não tiveram influência na prevalência das alterações do ouvido médio. Nossos resultados sugerem que um histórico clínico detalhado e uma avaliação otoscópica de rotina podem confirmar ou descartar a maior parte das alterações do ouvido médio em pacientes com FC.

Keywords : Fibrose cística; ouvido médio; timpanometria; timpanoscopia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese