SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue2Toxocariasis: visceral larva migrans in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

VALENZUELA, Patricia M.; MATUS, M. Soledad; ARAYA, Gabriela I.  and  PARIS, Enrique. Pediatria ambiental: um tema emergente. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.2, pp. 89-99. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572011000200003.

OBJETIVO: Revisar os artigos mais relevantes sobre a pediatria ambiental, seus efeitos potenciais para a saúde e, especialmente, seus avanços na prevenção. FONTES DOS DADOS: Foi realizada uma pesquisa utilizando as bases de dados MEDLINE/PubMed e SciELO. Foram revisados artigos de 1990 a 2010, além de capítulos de livros relacionados à pediatria ambiental. SÍNTESE DOS DADOS: Há uma variedade significativa de fatores que tornam as crianças altamente vulneráveis à exposição a riscos ambientais, associados principalmente ao consumo comparativamente maior de água, comida e ar por parte da criança, em relação ao seu peso corporal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos morrem devido a doenças relacionadas ao meio ambiente. Aproximadamente 30-40% das doenças pediátricas estão relacionadas a fatores ambientais. As crianças estão constantemente expostas a vários riscos ambientais para a saúde, dentre os quais se destacam: água contaminada, falta de condições adequadas de saneamento, poluição do ar, vetores de doenças, perigos químicos, injúrias e acidentes. CONCLUSÕES: Atualmente, os pediatras são desafiados a tratar das necessidades de saúde ligadas à pediatria ambiental. A história pediátrica deve ser mais abrangente, acrescentando-se questões pontuais que ajudem a identificar potenciais riscos ambientais. A conscientização e o entendimento sobre os efeitos nocivos das várias condições ambientais e o conhecimento sobre as medidas de prevenção relacionadas resultarão em intervenções oportunas e adequadas que melhorarão a saúde e o desenvolvimento das nossas crianças.

Keywords : Pediatria; saúde ambiental; criança; substâncias prejudiciais; prevenção; exposição ambiental; medicina ambiental.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese