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A percepção das mães sobre a obesidade em escolares: pesquisa e o impacto de uma intervenção educativa

OBJETIVOS: Investigar o conhecimento das mães a respeito do problema de peso dos filhos e avaliar o impacto de uma intervenção educativa na conscientização das mães sobre a obesidade dos filhos. MÉTODOS: Doze escolas primárias foram escolhidas aleatoriamente na cidade de Teerã, Irã. As crianças obesas foram selecionadas, e 300 mães participaram do estudo. Um questionário foi preenchido pelas mães, que a seguir foram divididas aleatoriamente em dois grupos. Um grupo recebeu instrução sobre obesidade, enquanto o outro grupo não recebeu nenhuma intervenção. Depois de 2 meses, o mesmo questionário foi preenchido pelos dois grupos. Foi realizada regressão logística múltipla. RESULTADOS: O conhecimento preexistente da mãe sobre obesidade, sua escolaridade e ocupação, assim como a renda familiar, tiveram efeitos significativos na exatidão das mães em identificar a obesidade nos filhos. A intervenção educativa melhorou significativamente a capacidade das mães em identificar a obesidade dos filhos, quando comparadas às que não receberam intervenção (OR = 15,23; IC95% 5,95-38,96). CONCLUSÕES: No Irã, a maioria das mães não possui conhecimento geral sobre qual deve ser o peso saudável para uma criança, portanto foi incapaz de reconhecer que seus filhos estavam obesos. Intervenções educacionais poderiam reduzir a proporção de tal engano e posteriormente modificar o cuidado parental.

Obesidade; pais; crianças; equívoco de percepção; educação para a saúde; Irã


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