SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue3Post-infectious bronchiolitis obliterans in childrenMusic therapy may increase breastfeeding rates among mothers of premature newborns: a randomized controlled trial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ANDRADE, Jacy Alves Braga de  and  FAGUNDES-NETO, Ulysses. Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.3, pp. 199-205. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2087.

OBJETIVO: Fornecer as diretrizes mais recentes de diminuição da incidência da doença diarreica, abordando os aspectos clínicos, a etiologia, a fisiopatologia, o diagnóstico, o manejo terapêutico e a profilaxia da diarreia persistente. FONTES DOS DADOS: Busca eletrônica de dados recentes na base de dados MEDLINE, e também usando a ferramenta Google. SÍNTESE DOS DADOS: Existem vários possíveis agentes etiológicos envolvidos, incluindo vírus, bactérias e parasitas. O tratamento deve ser voltado para a dieta, além da reposição das perdas hidroeletrolíticas, especialmente durante a fase aguda da diarreia, para evitar seu prolongamento. Na grande maioria dos episódios, os antimicrobianos não estão indicados. Por outro lado, o tratamento da diarreia persistente deve ser reforçado no sentido de evitar as intolerâncias alimentares e a desnutrição. CONCLUSÕES: O estímulo ao aleitamento materno, a introdução de estratégias alimentares seguras no sentido de evitar a desnutrição proteico-calórica, a abordagem adequada do episódio agudo e a melhoria das condições sanitárias e de higiene são medidas a serem estimuladas com o objetivo de diminuir a morbimortalidade pela doença diarreica em crianças menores de 5 anos de idade ao redor do mundo.

Keywords : Desnutrição; morbidade; mortalidade; diarreia; hipersensibilidade alimentar; aleitamento materno.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese