SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue3Time of diagnosis of oral clefts: a multicenter studyPais não autoritativos e o impacto no uso de drogas: a percepção dos filhos adolescentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MENEZES, Risia Cristina Egito de et al. Prevalência e determinantes do excesso de peso em pré-escolares. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.3, pp. 231-237. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572011000300009.

OBJETIVO: Identificar a prevalência do excesso de peso e sua associação com as condições socioeconômicas, ambientais, bens de consumo, estado nutricional materno e assistência à saúde em pré-escolares. MÉTODOS: Estudo transversal com 954 pré-escolares do estado de Pernambuco, no ano de 2006. Foi realizada regressão logística múltipla, utilizando-se o modelo hierarquizado. Razões de chances de excesso de peso (bruta e ajustada para confundimento) foram calculadas para cada variável de exposição. RESULTADOS: A prevalência de excesso de peso foi de 8,1% para o estado e 9% para a região metropolitana de Recife (PE). No interior urbano e rural, foram encontradas prevalências de 9,7 e 6,8%, respectivamente. Maiores prevalências de excesso de peso foram observadas entre crianças pertencentes a famílias com melhores condições socioeconômicas: maior renda familiar per capita e nível de escolaridade, acesso a bens de consumo, melhores condições de moradia e saneamento básico e de assistência à saúde. O modelo final de regressão logística múltipla indicou que a escolaridade materna, os bens de consumo e o índice de massa corporal da mãe foram os fatores que melhor explicaram o excesso de peso das crianças. CONCLUSÕES: As prevalências do excesso de peso superam as de desnutrição entre pré-escolares no estado, e esse excesso acomete principalmente as crianças de famílias com condições socioeconômicas mais favorecidas.

Keywords : Excesso de peso; pré-escolares; fatores associados.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese