SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 número5Deficiência de ferro em lactentes brasileiros com doença falciformeSoroprevalência de hepatite A em crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Pediatria

versão impressa ISSN 0021-7557

Resumo

FONTES, Maria J. F. et al. Impacto de um programa de manejo da asma sobre as hospitalizações e os atendimentos de urgência. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.5, pp. 412-418. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2129.

OBJETIVOS: Analisar as frequências de hospitalização e de atendimentos em serviços de urgência ocorridas em crianças e adolescentes antes e após o ingresso em programa de asma no Brasil. MÉTODOS: Prontuários de 608 pacientes menores de 15 anos e com asma foram avaliados retrospectivamente. As frequências de hospitalização por asma e de atendimentos em serviços de urgência para episódios agudos de broncoespasmo foram avaliadas nos períodos anterior e posterior à admissão no programa que disponibiliza medicamentos, preconiza abordagem integral do paciente e manejo profilático de acordo com a Global Initiative for Asthma (GINA). O período de observação antes do programa (AP) teve a duração de 12 meses enquanto o depois do programa (DP) variou de 12 a 36 meses. RESULTADOS: No período AP, ocorreram 895 hospitalizações e 5.375 atendimentos em serviços de urgência, e no período DP, ocorreram 180 hospitalizações e 713 atendimentos na urgência. O teste t de Student para amostras pareadas e o modelo de regressão para observações dependentes identificaram efeito significativo do programa em relação às variáveis estudadas (p = 0,000). CONCLUSÕES: A adoção das recomendações do GINA levou à redução significativa nas frequências de hospitalização e atendimentos na urgência em crianças e adolescentes com asma.

Palavras-chave : Asma; hospitalização; atendimento de emergência; educação continuada; atenção básica à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês