SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue5Clinical progression of incidental tomographic findings in paranasal sinuses of asymptomatic individuals: cohort studyCharacterization of rotavirus and norovirus strains: a 6-year study (2004-2009) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BONFIM, Caroline M. et al. Patógenos respiratórios frequentes em casos de infecções do trato respiratório em crianças de creche. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.5, pp. 439-444. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2126.

OBJETIVOS: Identificar e caracterizar os vírus respiratórios que acometeram crianças de creche que apresentavam sintomas de infecção respiratória e avaliar a associação dos dados clínicos e epidemiológicos da doença com os vírus identificados. MÉTODOS: O estudo foi realizado entre os anos de 2003 e 2005 com 176 crianças que apresentavam sintomas de infecção respiratória e frequentavam uma creche municipal. Amostras de secreção nasofaríngea foram testadas por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa e as amostras positivas para picornavírus foram sequenciadas. RESULTADOS: Todas as 782 amostras coletadas foram analisadas, e 31,8% foram positivas para algum dos vírus respiratórios estudados. As infecções respiratórias foram caracterizadas pela presença de sintomas moderados do trato respiratório superior, sendo os mais comuns coriza e tosse. Em 2 anos de estudo, a maioria dos casos de infecção ocorreram no outono e no inverno, mas vírus respiratórios foram detectados ao longo de todo o período de estudo. CONCLUSÕES: Vírus respiratórios e as infecções respiratórias causadas por eles fazem parte do cotidiano de crianças que frequentam creches. Nossos resultados mostram o grande impacto gerado pelas infecções respiratórias nessas crianças e sugere que uma maior atenção deve ser dispensada aos patógenos virais.

Keywords : Vírus respiratórios; infecção respiratória aguda; crianças de creche.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese