SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue6Increased oxidative stress in preschool children exposed to passive smokingChildhood acute bacterial meningitis: risk factors for acute neurological complications and neurological sequelae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

NAGHETTINI, Alessandra V.; BOLLELA, Valdes R.; COSTA, Nilce M. S. C.  and  SALGADO, Luciana M. R.. Quebrando barreiras: integração do currículo de pediatria a partir da criação de uma matriz de competências. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.6, pp. 529-534. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2132.

OBJETIVO: Descrever o processo de revisão e de integração curricular de um programa de pediatria por meio da criação de uma matriz de competências referenciada nas Diretrizes Curriculares Nacionais. MÉTODOS: Estudo quali-quantitativo de intervenção que avaliou a percepção de estudantes e docentes em relação ao currículo existente (grupos focais e entrevistas semiestruturadas). Discutiram-se os resultados em oficinas de desenvolvimento docente, o que propôs uma matriz baseada em competências para todo o programa de pediatria do 3º ao 6º ano. O novo currículo foi aprovado, implementado e reavaliado após 6 meses. RESULTADOS: Doze estudantes (12%) do 3º ao 6º ano participaram dos grupos focais, e 11 dos 14 professores (78,5%) responderam ao questionário. A maioria referiu falta de integração entre as disciplinas, desconhecimento dos objetivos de aprendizagem dos estágios, poucas oportunidades de práticas e avaliação predominantemente teórica. Nas oficinas de capacitação, foi criada uma matriz curricular integrada por competências após a pactuação entre professores da pediatria e da saúde coletiva. A matriz destacava a competência geral, os objetivos de aprendizagem, oportunidades disponíveis para aprendê-los e o sistema de avaliação. Após 6 meses, 93% (104/112) dos alunos e 79% (11/14) dos professores relataram que percebiam maior integração do programa e destacaram a incorporação da avaliação de desempenho clínico. CONCLUSÃO: A construção coletiva da matriz curricular por competências levou à maior satisfação de docentes e discentes com a nova proposta que, após a implementação, foi percebida como integradora de conteúdos e práticas de ensino da pediatria, tendo qualificado a avaliação de desempenho clínico.

Keywords : Currículo; educação baseada em competências.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese