SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue1Mechanisms and factors associated with gastrointestinal symptoms in patients with diabetes mellitus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

NARDES, Flávia; ARAUJO, Alexandra P. Q. C.  and  RIBEIRO, Márcia Gonçalves. O retardo mental na distrofia muscular de Duchenne. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2012, vol.88, n.1, pp. 6-16. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2148.

OBJETIVO: Fazer um levantamento da literatura médica destinada ao estudo das disfunções cognitivas nos pacientes com distrofia muscular de Duchenne, através da descrição dos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor e dos testes psicométricos para quantificação da inteligência. FONTES DOS DADOS: Revisão não sistemática sobre os aspectos da cognição na distrofia muscular de Duchenne nas principais bases médicas científicas: MEDLINE, LILACS, Biblioteca Cochrane e SciELO. SÍNTESE DOS DADOS: Os pacientes com distrofia muscular de Duchenne apresentaram atraso para marcha e desenvolvimento da linguagem, os quais se correlacionaram a menores pontuações nos testes de inteligência no futuro. Há marcante disfunção nos subtestes das habilidades verbais. CONCLUSÕES: A média do coeficiente de inteligência encontra-se com um desvio padrão abaixo da média populacional. Quanto maior a disfunção cognitiva, piores serão os aspectos relacionados à morbidade e mortalidade na doença.

Keywords : Distrofia muscular de Duchenne; retardo mental; atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese