SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue2Comparison between homologous human milk supplements and a commercial supplement for very low birth weight infantsPreschool children dietary patterns and associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

NUNES, Maria do Rosário C. M. et al. Diarreia associada a Shigella em crianças e sensibilidade a antimicrobianos. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2012, vol.88, n.2, pp. 125-128. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2131.

OBJETIVO: Avaliar a distribuição e suscetibilidade a antimicrobianos de Shigella isolada de crianças com diarreia aguda e sem diarreia em Teresina (PI). MÉTODOS: Quatrocentas crianças com idade até 60 meses foram estudadas. Fezes foram coletadas de todos os pacientes entre janeiro de 2004 e agosto de 2007. Shigella foi identificada por métodos convencionais e antibiograma e pesquisa de β-lactamase de espectro ampliado (ESBL) foram realizados por difusão em ágar. RESULTADOS: Shigelose foi detectada apenas em crianças com diarreia aguda (26/250; 10,4%), especialmente naquelas entre 6 e 24 meses de idade e nos meses chuvosos. Shigella foi suscetível a ceftriaxona, ciprofloxacina e ácido nalidíxico. Mais da metade das amostras foram resistentes a sulfametoxazol-trimetoprim e ampicilina. ESBL não foi detectada. CONCLUSÕES: S. flexneri é comum em Teresina. A resistência a ampicilina e sulfametoxazol-trimetoprim é preocupante, pois estas drogas são amplamente utilizadas na prática e sulfametoxazol-trimetoprim ainda é recomendada para tratamento de crianças com suspeita de shigelose.

Keywords : Diarreia infecciosa; Shigella flexneri; Shigella sonnei; suscetibilidade a antimicrobianos; tratamento de diarreia aguda.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese