SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue2Diarrhea associated with Shigella in children and susceptibility to antimicrobialsAdverse cardiorespiratory events following primary vaccination of very low birth weight infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

NOBRE, Luciana N.; LAMOUNIER, Joel A.  and  FRANCESCHINI, Sylvia C. C.. Padrão alimentar de pré-escolares e fatores associados. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2012, vol.88, n.2, pp. 129-136. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2169.

OBJETIVOS: Identificar padrões alimentares de pré-escolares e conhecer seus determinantes. MÉTODOS: Estudo transversal aninhado em uma coorte de nascidos entre os anos de 2004 e 2005 na cidade de Diamantina (MG). O instrumento utilizado para explorar os padrões alimentares foi um questionário de frequência de consumo alimentar. Foi utilizada análise fatorial de componentes principais para identificação dos padrões alimentares. Avaliaram-se ainda dados pessoais, socioeconômicos e medidas antropométricas de 232 pré-escolares no período entre julho de 2009 e julho de 2010. Os determinantes dos padrões alimentares foram identificados por meio da regressão logística. RESULTADOS: Três padrões foram obtidos, denominados de "dieta mista", "lanche" e "não saudável". Os pré-escolares filhos de mães com menor escolaridade têm mais chance (odds ratio - OR = 3,80; intervalo de confiança de 95% - IC95% = 1,90-7,60) de consumir alimentos do padrão "dieta mista" e menor chance (OR = 0,31; IC95% = 0,15-0,61) de consumir alimentos do padrão "lanches", enquanto os de maior renda per capita têm mais chance de consumir alimentos do padrão "não saudável" (OR = 2,43; IC95% = 1,13-5,24). CONCLUSÃO: Foram identificados três padrões alimentares na população estudada, os quais foram determinados pelo nível de escolaridade materna e renda per capita.

Keywords : Padrões alimentares; pré-escolares; análise fatorial; estudos transversais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese