SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 número2Congenital cystic adenomatoid malformation: clinical features, pathological concepts and management in 172 casesA randomized, double-blind, placebo-controlled trial of cyproheptadine for appetite stimulation in cystic fibrosis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Pediatria

versión impresa ISSN 0021-7557

Resumen

SILVA, Rita de C. R. et al. Influência da violência familiar na associação entre desnutrição e baixo desenvolvimento cognitivo. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2012, vol.88, n.2, pp. 149-154. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2176.

OBJETIVO: Verificar a direção e a magnitude da associação entre desnutrição e baixo desempenho cognitivo. Além disso, avaliar a influência da violência familiar nessa relação. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal em que participaram estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 14 anos, provenientes da rede pública do ensino fundamental. O teste das matrizes progressivas de Raven foi utilizado para mensurar desenvolvimento cognitivo; as escalas táticas de conflito revisadas, para mensurar a violência familiar; e o índice de massa corporal, para diagnóstico do estado nutricional. Foram ainda obtidas informações socioeconômicas e aquelas referentes ao consumo alimentar. A desnutrição foi classificada com base no índice de massa corporal < percentil 3; o baixo nível cognitivo, nos resultados do Raven < percentil 25. Considerou-se caso de violência familiar uma resposta positiva a qualquer um dos atos de violência física grave durante os últimos 12 meses. A magnitude das associações de interesses foi expressa em razão de prevalência e respectivos intervalos de confiança de 95%. RESULTADOS: Identificou-se que 63,3% dos participantes encontravam-se com desenvolvimento intelectual abaixo da média. A desnutrição foi identificada em 9,5%. Os dados revelaram a influencia negativa da desnutrição sobre o baixo desempenho cognitivo (razão de prevalênciaajustada= 1,60; intervalo de confiança de 95% = 1,01-2,52; p = 0,042), associação observada quando ajustada pela exposição a violência doméstica e idade. CONCLUSÃO: Constatou-se associação entre desnutrição e desenvolvimento intelectual abaixo da média, a qual é influenciada pela violência familiar, o que deve ser levado em consideração na abordagem do problema.

Palabras llave : Desnutrição; desenvolvimento cognitivo; violência familiar; estudantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués