SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue2Influence of domestic violence on the association between malnutrition and low cognitive developmentFunctional state of CD4+ and CD8+ T lymphocytes and their role in the slow progression of HIV infection in pediatric patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

EPIFANIO, Matias et al. Ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo de ciproheptadina para estímulo do apetite na fibrose cística. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2012, vol.88, n.2, pp. 155-160. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2174.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi determinar se a administração de ciproheptadina é capaz de induzir ganho de peso em pacientes com fibrose cística. MÉTODOS: Foi realizado um estudo duplo-cego, controlado com placebo em dois centros no Brasil. Vinte e cinco pacientes com fibrose cística entre 5 e 18 anos completaram o estudo. Os pacientes foram randomizados em dois grupos, para receber ciproheptadina 4 mg três vezes por dia durante 12 semanas ou placebo. Todos os dados foram coletados no início e no final do período de estudo e incluíram peso, altura e espirometria. RESULTADOS: O ganho de peso médio foi de 0,67 kg e 1,61 kg nos grupos placebo e ciproheptadina, respectivamente (p = 0,036). O índice de massa corporal (IMC) diminuiu 0,07 kg/m2 no grupo placebo e aumentou 0,46 kg/m2 no grupo intervenção (p = 0,027). A mudança no IMC para a idade (escore z) foi de -0,19 no grupo placebo e 0,20 no grupo ciproheptadina (p = 0,003). O IMC escore z diminuiu 0,19 no grupo placebo e aumentou 0,2 no grupo ciproheptadina (p = 0,003). Alterações na função pulmonar não foram estatisticamente diferentes. CONCLUSÃO: O uso de ciproheptadina em pacientes com fibrose cística foi bem tolerado, apresentando um ganho de peso significativo e um aumento no IMC após 12 semanas. Foi encontrado um tamanho de efeito clinicamente relevante para o peso/idade (escore z) e IMC para idade (escore z). Tais achados sugerem que a prescrição de ciproheptadina pode ser uma abordagem alternativa para pacientes que precisam de suporte nutricional por um curto período de tempo.

Keywords : Ciproheptadina; ganho de peso; fibrose cística; estimulante do apetite.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese