SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 issue2Assessment of sleep quality in adolescents with temporomandibular disordersAdmissions due to pneumonia and biomass burning: a spatial approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

PELLEBOER, Rolf A. A. et al. Doença celíaca é super-representada em pacientes com constipação. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2012, vol.88, n.2, pp. 173-176. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2155.

OBJETIVO: Tem sido sugerido que pacientes com constipação sejam triados para doença celíaca. Da mesma forma, recomenda-se a investigação desses pacientes para hipotiroidismo e hipercalcemia. Contudo, nenhuma evidência para essas recomendações está disponível até o momento. Assim, propusemos-nos determinar a prevalência de doença celíaca, hipotiroidismo e hipercalcemia em crianças com constipação. MÉTODOS: Estudo de coorte prospectivo com 370 pacientes consecutivos que preencheram os critérios de Roma III para constipação. Esses pacientes foram encaminhados por um clínico geral a um pediatra devido ao fracasso no tratamento com laxantes. RESULTADOS: A biópsia comprovou doença celíaca em sete desses pacientes. Isso é significativamente mais alto (p < 0,001) do que a prevalência de 1:198 de doença celíaca nos Países Baixos. Dois pacientes tinham tiroidite autoimune. Nenhum paciente tinha hipercalcemia. CONCLUSÕES: Conclui-se que a doença celíaca é significativamente super-representada em pacientes com constipação encaminhados por um clínico geral a um pediatra devido ao fracasso no tratamento com laxantes. Todos esses pacientes devem, portanto, ser triados para doença celíaca.

Keywords : Doença celíaca; constipação; hipotiroidismo; hipercalcemia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese