SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 número5Prevalência de doença celíaca em crianças e adolescentes com miocardite e cardiomiopatia dilatada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal de Pediatria

versão impressa ISSN 0021-7557

Resumo

SALUM, Giovanni Abrahão et al. Youth Quality of Life Instrument-Research version (YQOL-R): propriedades psicométricas em uma amostra comunitária. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2012, vol.88, n.5, pp.443-448. ISSN 0021-7557.  https://doi.org/10.2223/JPED.2193.

OBJETIVO: Testar algumas propriedades psicométricas da versão brasileira do Youth Quality of Life Instrument-Research (YQOL-R) em uma amostra comunitária de adolescentes brasileiros. MÉTODOS: Este é um estudo transversal comunitário realizado em seis escolas localizadas na área de abrangência de uma unidade de saúde da família. De uma população original de 2.754 estudantes com idade entre 10 e 17 anos, selecionamos aleatoriamente 419 para responder à versão brasileira do YQOL-R. Testamos a confiabilidade, as diferenças já conhecidas entre os grupos (utilizando sintomas de ansiedade e envolvimento em episódios de bullying) e a estrutura fatorial. RESULTADOS: O YQOL-R apresentou boa consistência interna, e as diferenças já conhecidas entre os grupos mostraram-se adequadas e estiveram dentro do esperado tanto com relação ao bullying quanto à ansiedade. A estrutura fatorial do modelo conceitual foi em parte fundamentada por nossa análise. CONCLUSÕES: A versão brasileira do YQOL-R apresentou propriedades psicométricas suficientemente boas. São necessários mais estudos a fim de melhor investigar configurações alternativas da estrutura fatorial.

Palavras-chave : Qualidade de vida relacionada à saúde; resultados relatados pelo paciente; qualidade de vida; ansiedade; bullying; validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons