Robinson28
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1999 |
Descrição: o programa de intervenção tinha como objetivo reduzir o tempo de dedicação aos |
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eletrônicos e substituí-los por atividades mais ativas. As aulas foram seguidas por um desafio aos |
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alunos, pedindo que deixassem seus aparelhos eletrônicos desligados por dez dias. Informativos |
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foram enviados aos pais para que, também, auxiliassem nesse desafio e levassem seus filhos a ter |
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uma vida mais ativa, como incentivando a prática de exercício |
Gortmaker29
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1999 |
Nome do Programa: Planet Health |
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Descrição: o programa foi introduzido no currículo escolar e focava quatro mudanças de |
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comportamento: a redução do tempo em frente à televisão; o aumento do nível de atividade física |
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para moderada a vigorosa; a diminuição do consumo de alimentos com alto teor de gordura; e o |
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aumento do consumo de frutas e vegetais |
Sahota39
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2001 |
Nome do Programa: Active programme promoting lifestyle in schools (APPLES) |
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Descrição: programa interdisciplinar com modificações de merenda escolar, bem como o |
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desenvolvimento e a implementação de planos de ação da escola, destinado a promover uma |
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alimentação saudável e atividade física, além da participação dos pais nas atividades |
Robinson30
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2003 |
Nome do Programa: Stanford GEMS |
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Descrição: o programa consistia em aulas de dança oferecidas depois do horário de aula (after
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school). Realizou-se também intervenção destinada a reduzir o tempo de televisão, vídeo e uso de |
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videogames |
Story40
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2003 |
Nome do Programa: Keys to Eating, Exercising, Playing, and Sharing (KEEPS) |
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Descrição: o programa foi desenvolvido a partir de reuniões realizadas após o horário de aula (after
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school). A intervenção na atividade física tinha como meta aumentar a intensidade da atividade |
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física para moderada e vigorosa e diminuir o sedentarismo, com a redução do tempo em frente à |
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tela. Mudanças no hábito alimentar tinham como objetivo diminuir o consumo de alimentos ricos em |
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gorduras, aumentar o consumo de frutas, verduras e o consumo de água. O programa de intervenção |
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também teve a participação dos pais, pois eles recebiam folhetos informativos, semanalmente, |
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sobre a importância da prática da atividade física e da alimentação para a saúde. Eles participaram |
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de uma prática culinária e de jogos ligados à atividade física, como concurso de dança |
Fitzgibbon41
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2006 |
Descrição: o programa de intervenção tinha como objetivo aumentar o consumo de frutas e |
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vegetais, diminuir a ingestão de alimentos ricos em gordura, diminuir o sedentarismo e aumentar a |
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atividade física |
Foster42
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2008 |
Nome do Programa: School Nutrition Policy Initiative (SNPI) |
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Descrição: os alunos participaram do desafio 2-1-5, que tinha como objetivo reduzir o sedentarismo |
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e estimular uma alimentação saudável: [2] duas horas por dia de televisão e videogames, [1]: |
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uma hora por dia de atividade física e [5]: consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia. |
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Houve uma mudança em todas as refeições servidas nas escolas. Reuniões, entrega de folhetos |
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informativos e workshops foram realizados com a família, incentivando a redução do sedentarismo o |
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aumento da atividade física e o consumo de mais frutas e verduras |
Jones43
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2008 |
Nome do Programa: The Incorporating More Physical Activity and Calcium in Teens (IMPACT) |
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Descrição: programa interdisciplinar que tinha como objetivo promover a saúde óssea em meninas, |
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aumentando o nível de atividade física e o consumo de alimentos ricos em cálcio |
Weintraub44
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2008 |
Nome do Programa: Stanford Sports |
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Descrição: realizado a partir de aulas de futebol oferecidas depois do horário escolar (after school). |
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As aulas de futebol foram estruturadas para promover experiências positivas através do esporte, |
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com ênfase ao respeito por si próprio e à importância do trabalho em equipe. Caneleiras, uniformes |
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e garrafas de água foram fornecidos para cada jogador. Também foram realizados jogos de futebol |
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envolvendo as crianças, seus pais e os treinadores |
Gentile45
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2009 |
Nome do Programa: Switch |
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Descrição: as intervenções nas escolas foram orientadas para as crianças e suas famílias, com |
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o objetivo de aumentar a atividade física habitual, reduzir o tempo de televisão e aumentar o |
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consumo de frutas e verduras. As famílias e os professores receberam informações mensais que |
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incluíam folhetos impressos descrevendo o projeto, dicas para aumentar a atividade física e o |
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consumo de frutas e verduras de maneira criativa e atraente, além de planejar as refeições e a lista |
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de compras no supermercado. A comunidade também recebeu informações sobre a prevenção de |
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obesidade infantil. Algumas atividades comunitárias foram realizadas: lançamento do projeto em um |
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evento comunitário, distribuição de cartazes, fornecimento de materiais impressos nos serviços de |
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saúde pública e privada, produção de uma página na web e informações mensais nos jornais locais |
Lubans46
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2009 |
Nome do Programa: Program X |
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Descrição: as intervenções tinham como objetivo: promover a atividade física; reduzir o tempo |
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gasto com a televisão, o computador e os jogos eletrônicos; tornar-se mais ativo com amigos e |
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familiares; aumentar o consumo de frutas e verduras; e beber mais água e reduzir ou trocar as bebidas açucaradas por bebidas de baixo teor de açúcar. Manuais informativos sobre a importância |
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da prática da atividade física e da alimentação saudável foram entregues aos pais |
Singh47
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2009 |
Nome do Programa: Dutch Obesity Intervention in Teenager (DOiT) |
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Descrição: o programa teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da |
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alimentação saudável e a prática de atividade física para a saúde. Intervenções nas cantinas das |
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escolas também foram realizadas |
Sacher48
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2010 |
Nome do Programa: Mind, Exercise, Nutrition, Do it (MEND) |
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Descrição: as intervenções tinham como objetivo promover a atividade física e a alimentação |
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saudável em crianças obesas. As famílias também participaram de uma visita guiada ao |
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supermercado e receberam materiais com receitas saudáveis |
Bjelland49
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2011 |
Nome do Programa: HEalth In Adolescents (HEIA) |
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Descrição: as intervenções nas escolas orientaram as crianças e suas famílias com o objetivo de |
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aumentar o nível de atividade física, reduzir o tempo em frente à tela e reduzir o consumo de |
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bebidas açucaradas |
Puder50
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2011 |
Nome do Programa: Ballabeina |
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Descrição: as intervenções foram desenvolvidas para os alunos, professores e as famílias, e |
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promoviam a atividade física e a alimentação saudável, além de discutir sobre assuntos como as |
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limitações do uso da televisão e a importância do sono |
Ezendam51
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2012 |
Nome do Programa: The FATaintPHAT |
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Descrição: as intervenções eram realizadas através da internet durante o período de aula e tinham |
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como objetivo: reduzir o consumo de bebidas com alto teor de açúcar e lanches de alto valor |
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calórico; aumentar o consumo de frutas, legumes e pão integral; reduzir comportamentos |
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sedentários através da redução do tempo em frente à tela; e aumentar a atividade física |
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(deslocamento para escola, atividades de lazer e esportes) |