Acessibilidade / Reportar erro

Repercussão da doença renal crônica na qualidade de vida, função pulmonar e capacidade funcional Como citar este artigo: Teixeira CG, Duarte MC, Prado CM, Albuquerque EC, Andrade LB. Impact of chronic kidney disease on quality of life, lung function, and functional capacity. J Pediatr (Rio J). 2014;90:580-86. ☆☆ ☆☆ Estudo vinculado ao Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Recife, PE, Brasil.

OBJETIVOS:

Avaliar repercussões da doença renal crônica (DRC) sobre a qualidade de vida na percepção das crianças e dos pais, força muscular respiratória, função pulmonar e capacidade funcional em crianças e adolescentes.

MÉTODO:

Estudo transversal de crianças e adolescentes com DRC de oito a 17 anos. Excluídas as incapazes de realizar os testes. Após entrevista, aplicou-se questionário de qualidade de vida (PedsQLTM), testes de força muscular, função pulmonar e teste de caminhada de 6 minutos (TC6 min). Foi utilizado o teste t de Student e ANOVA (diferenças de médias) e o coeficiente de correlação de Pearson. Considerou-se nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

Dentre os 40 pacientes, a média da distância percorrida no TC6 min foi de 396 ± 71 metros, e a média do escore final de qualidade de vida percebida pelas crianças e pelos pais de 50,9 e 51, respectivamente. Na percepção das crianças, os transplantados apresentaram maior escore de qualidade de vida, comparados aos em hemodiálise (p < 0,001), e aos com atividade física e melhor qualidade de vida, comparadas às sedentárias (p < 0,001). Na percepção das crianças e dos pais, o sexo masculino apresentou maior escore de qualidade de vida (p < 0,05). Houve correlação positiva entre a distância percorrida no TC6 min e as variáveis idade, altura, PedsQLTM final da criança, capacidade vital forçada (CVF) e volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e negativa entre VEF1/CVF e a distância percorrida.

CONCLUSÃO:

Observou-se redução significativa na qualidade de vida e na capacidade funcional em crianças com DRC influenciadas pelo tipo de tratamento, sexo e sedentarismo.

Insuficiência renal crônica; Criança; Função pulmonar; Qualidade de vida


Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br