Story, 19998
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12 |
Entre as escolas, os esforços para promover a atividade física e alimentação saudável devem ser parte de um programa integral de saúde coordenado. Recomenda-se a inserção de intervenções tanto primárias e secundárias em um amplo programa de saúde escolar. |
Campbell et al., 20016
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7 |
Dois dos estudos de longa duração (um com foco AF+EN contra o controle e o outro apenas EN versus controle) resultaram em redução na prevalência de obesidade. |
Baranowski et al., 20027
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20 |
Em intervenções bem-sucedidas: implantadores de programas não eram professores de sala de aula; direcionamento de intervenções aos grupos de pré-adolescentes e adolescentes. No entanto, as intervenções são delineadas e desenvolvidas de modo intuitivo, sem base teórica. |
Budd & Volpe, 200612,a
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12 |
Maior efetividade nas amostras de crianças mais velhas, o que oferece nova perspectiva no currículo elaborado com fins na mudança de comportamento. As aulas de EF devem ser culturalmente adequadas aos hábitos praticados fora do ambiente escolar, como os videogames ativos. |
Cole et al., 200613,a
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10 |
A teoria social-cognitiva de Bandura foi usada em oito dos 10 estudos incluídos. Essa teoria e o papel da aprendizagem social são úteis no planejamento de intervenções para prevenir e tratar o excesso de peso na infância. |
Doak et al., 200611
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25 |
Dezessete das 25 intervenções apresentaram resultados estatisticamente significativos na redução do IMC. Os autores sugerem que essas propostas podem ser desenvolvidas em larga escala e oferecidas por maior período de tempo. |
Sharma, 200610
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11 |
A maioria das intervenções visa a mudanças em curto prazo, logo após a intervenção. No total, as intervenções resultaram em mudanças modestas em relação aos comportamentos e resultados mistos em relação aos indicadores de obesidade. Alta heterogeneidade em relação aos padrões de medidas. |
Flodmark et al., 200614,b
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10+14 |
Intervenções comunitárias permanentes, com longa duração e que promovam AF e EN podem vir a ter efeitos mais poderosos do que os efeitos demonstrados por propostas limitadas ao ambiente escolar. |
Lissau, 200715
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14 |
Metade dos estudos apresentou efeitos positivos sobre a redução da obesidade. Observou-se grande variação nas características amostrais e na fundamentação teórica dos estudos. |
Sharma, 200716
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21 |
Nove intervenções tiveram tempo superior a um ano letivo. Abordagens que envolvem os pais apresentaram resultados positivos em relação às medidas de obesidade. |
Kropski et al., 200817
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14 |
Apenas 4 dos 14 estudos foram avaliados como de alta qualidade. Preocupações metodológicas e o pequeno número de publicações limita a formulação de inferências sobre a efetividade das intervenções escolares. |
Li et al., 200818
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22 |
A maioria dos estudos apresentou efeito benéfico da intervenção em um ou mais desfechos, mas todos os estudos apresentaram problemas metodológicos. Nesse sentido, se ressalta o alto risco de influência do viés de publicação. |
Shaya et al., 200819
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51 |
13 dos 15 estudos de intervenção relataram resultados positivos em algumas ou todas as medidas quantitativas. Essas evidências elevam o potencial da AF enquanto elemento de prevenção e redução da obesidade em crianças. |
Brown & Summerbell, 200920,c
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15+28 |
Os resultados são inconsistentes, mas em geral sugerem que intervenções AF e EN podem controlar o excesso de peso em longo prazo. |
Dobbins et al., 200921
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26 |
4 de 14 estudos relataram efeitos positivos sobre o IMC, com tempo de intervenção > 9 meses. Os 10 estudos que relatam não relatam efeito no IMC apresentam semelhanças nas intervenções combinadas e no período de tempo. |
Jaime & Lock 200922
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18 |
Algumas políticas escolares atuais têm sido eficazes na melhoria do ambiente de alimentos e ingestão alimentar nas escolas, mas há pouca avaliação do seu impacto sobre o IMC. |
Katz, 200923
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18 |
Mesmo com grande variabilidade nas medidas, métodos e populações, as evidências demonstraram claramente que as intervenções escolares tiveram efeitos estatisticamente significativos na redução da obesidade. |
Pérez-Moralez et al., 200924
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10 |
A maioria dos estudos não apresentou redução estatisticamente significativa do IMC. No entanto, se observou em boa parte dos trabalhos impacto positivo no estilo de vida, como aumento no consumo de frutas e vegetais e redução no consumo de refrigerantes. |
Zenzen & Kridli, 200925,a
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16 |
EN se apresenta como método eficaz na alteração de hábitos alimentares na escola. Um programa que inclua a promoção do estilo de vida saudável apoiada por forte influência dos pais também é fundamental. |
Brandt et al., 201027
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22 |
Intervenções escolares que combinam AF e EN se mostraram eficazes, sobretudo em intervenções que tenham duração superior a um ano. |
Van Cauwenberghe et al., 201028
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42 |
Sobre a magnitude dos efeitos em crianças, intervenções multicomponentes com fins na ingestão de frutas e vegetais apresentaram forte evidência. Em adolescentes, intervenções educativas no comportamento apresentaram evidência moderada e programas multicomponentes no comportamento apresentaram evidência limitada. |
De Bourdeaudhuij et al., 201129
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11 (27 artigos) |
Em vista da redução da obesidade em crianças e adolescentes europeus, a combinação dos componentes educacional e ambiental pode ser preferível nas intervenções em AF e EN. São promissores os resultados dos programas de educação personalizada via computador em adolescentes. |
Sharma, 201130
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25 |
A maioria das intervenções combina estratégias de AF e EN e foi implantada pelos professores. Em termos de atividades, quase todas as intervenções tiveram um componente curricular e buscaram o envolvimento dos pais/família. |
Silveira et al., 201131
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24 |
As principais características das intervenções com resultados positivos: duração > 1 ano, introdução da proposta nas atividades regulares da escola, envolvimento dos pais, oferecimento permanente da EN no currículo e fornecimento de frutas e legumes por serviços de alimentação escolar. |
Yildirim et al., 201126
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6 |
Resultados inconsistentes e o pequeno número de efeitos estatisticamente significativos tornaram o resultado inconclusivo. No entanto, gênero (feminino) e valores desfavoráveis na linha de base são os moderadores mais proeminentes nos efeitos da intervenção. |
Johnson et al., 201232
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7 |
Todos os estudos relataram benefícios em comportamentos de saúde e/ou medidas antropométricas. Observou-se efetividade quando os objetivos do programa eram específicos, com ações estendidas para a comunidade. |
Krishnaswami et al., 201233
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16 |
7 de 12 estudos com desfechos antropométricos apresentaram pelo menos um resultado positivo. |
Van Lippevelde et al., 201234
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5 |
Resultados divergem quanto ao envolvimento dos pais nos comportamentos de saúde das crianças. Intervenções que preveem o envolvimento dos pais devem incluir diferentes estratégias e abordar diferentes determinantes e práticas. |
Verstraeten et al., 201235
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25 |
8 dos 12 estudos relataram efeito estatisticamente positivo na redução do IMC. Viu-se o potencial do ambiente escolar na melhoria do comportamento alimentar e da AF e na promoção da manutenção do peso saudável. No entanto, se observa a necessidade de estudos de avaliação mais bem conduzidos. |
Lobelo et al., 201336
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10 |
As intervenções mais bem-sucedidas apresentaram: foco primário, tempo superior a seis meses, envolvimento de professores, bem como profissionais de saúde, melhores desenhos de estudo e menos limitações na execução. |
Quitério, 201337
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27 |
Os resultados das intervenções em EF relacionadas à saúde revelaram resultados positivos e consistentes. No entanto, um número considerável dessas intervenções não conseguiu obter redução no IMC, medidas de gordura corporal e %GC. |
Holub et al., 201438
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15 |
Intervenções que envolveram latinos apresentaram resultados inconclusivos. À parte o grande envolvimento de estudos adequadamente conduzidos, poucos tiveram resultados significativos em relação à obesidade após o acompanhamento. |
Kelishadi & Azizi-Soleiman 201439
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32 |
Intervenções escolares podem apresentar resultados duradouros em maiores grupos. Em comparação com intervenções conduzidas em outros ambientes, a escola apresentou-se como local mais favorável para o desenvolvimento de estratégias voltadas para a redução do sobrepeso/obesidade, sobretudo quando envolvem a família. |