SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue1Painful procedures and analgesia in the NICU: what has changed in the medical perception and practice in a ten-year period? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

RABAH, Fatma et al. Ecocardiografia na UTIP: quando o coração vê o que é invisível aos olhos. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2016, vol.92, n.1, pp.96-100. ISSN 0021-7557.  https://doi.org/10.1016/j.jped.2015.04.011.

OBJETIVO:

A ecocardiografia se tornou uma ferramenta de diagnóstico relevante, indispensável no âmbito das unidades de terapia intensiva pediátrica (UTIP). Ela se tornou um fator influente na tomada de decisões clínicas. O objetivo deste estudo foi delinear o impacto da ecocardiografia sobre o manejo de pacientes pediátricos gravemente doentes na UTIP do Hospital Universitário Sultan Qaboos, em Omã.

MÉTODO:

Este é um estudo de coorte retrospectivo feito em uma UTIP de cinco leitos. Foram analisados pacientes internados na UTIP entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012. Foram recrutados os pacientes que passaram por ecocardiografia durante sua internação na UTI. O registro eletrônico dos pacientes foi usado como fonte de dados.

RESULTADOS:

Em 24 meses, 424 pacientes foram internados em nossa UTIP, 101 pacientes foram encaminhados para ecocardiografias transtorácicas, 81,8% deles tiveram novos achados (n = 82) que afetaram significativamente a decisão clínica, como a terapia medicamentosa e os procedimentos, ao passo que não houve diferença no manejo nos outros 17,8% dos casos estudados.

CONCLUSÕES:

A ecocardiografia teve um impacto significativo sobre o manejo de pacientes da UTIP. Esse efeito refletiu-se nos resultados. Os intensivistas pediátricos devem ser incentivados a adquirir essa habilidade relevante.

Keywords : Ecocardiografia; Cardiologia pediátrica; Cuidado intensivo pediátrico; Tomada de decisões clínica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )