Habilidades sociais |
• |
|
|
Usa palavras para resolver problemas ou conflitos |
• |
|
|
Usa palavras como por favor, obrigado e desculpe-me |
• |
|
|
Ajusta-se a novas situações |
• |
|
|
Tenta realizar novas tarefas sabendo que está tudo bem se cometer erros |
• |
|
|
Segue comandos simples |
• |
|
|
Mantém-se na atividade até completa-la |
• |
|
|
Pede ajuda |
• |
|
|
Interage adequadamente com adultos e pares |
• |
|
|
Respeita os direitos, bens e sentimentos de outras pessoas |
• |
|
|
Trabalha de forma cooperativa (ouve os outros, partilha e entende turnos) |
• |
|
|
Demonstra crescente autocontrole |
• |
|
|
Participa de atividades de limpeza e arrumação |
• |
|
|
Assume a responsabilidade por seus pertences (material escolar, roupas, etc.) |
• |
|
|
É capaz de se vestir sozinho |
• |
|
|
Adere a rotinas e horários para realizar sua higiene pessoal, refeições e ir para a cama |
• |
|
|
Utiliza bons hábitos de higiene e boas maneiras à mesa |
• |
|
|
Utiliza o banheiro adequadamente |
• |
|
|
Segue regras simples de segurança |
• |
|
|
Se oferece para ajudar os colegas ou familiares |
• |
|
|
Tenta regular adequadamente suas emoções e expressa oralmente seus sentimentos |
Habilidades motoras |
• |
|
|
Monta quebra-cabeças |
• |
|
|
Recorta com tesoura |
• |
|
|
Pega e usa corretamente lápis, marcadores e canetas |
• |
|
|
Constrói usando blocos |
• |
|
|
Tenta amarrar os próprios sapatos |
• |
|
|
Chuta, arremessa e pega uma bola |
• |
|
|
Anda de triciclo |
• |
|
|
Gosta de atividades ao ar livre, como correr, saltar e escalar |
Raciocínio |
• |
|
|
Agrupa objetos de acordo com o tamanho, forma ou cor |
• |
|
|
Pareia objetos semelhantes |
• |
|
|
Entende conceitos de dentro/fora, sob/sobre, ligado/desligado, frente /atrás, etc. |
• |
|
|
Mostra uma compreensão de temporalidade, incluindo conceitos de antes/depois e hoje, ontem e amanhã |
• |
|
|
Tenta brincar com jogos e brinquedos novos com entusiasmo, inclusive de maneira "tentativa-e-erro" |
• |
|
|
Descreve como os objetos são iguais ou diferentes |
Habilidades de linguagem |
• |
|
|
Fala sentenças |
• |
|
|
Segue instruções verbais com uma e duas etapas |
• |
|
|
Usa frases que incluem dois ou mais ideias |
• |
|
|
Utiliza linguagem descritiva |
• |
|
|
Sabe de cor e recita alguns versos infantis comuns e canções |
• |
|
|
Finge, cria e compõe canções ou histórias |
• |
|
|
Conta ou reconta histórias e/ou experiências cotidianas |
• |
|
|
Faz perguntas e expressa curiosidade |
• |
|
|
Fala suas ideias de forma que outros possam entender |
Habilidades de leitura |
• |
|
|
Olha sozinho para livros ou imagens |
• |
|
|
Finge ler livros, vendo as figuras |
• |
|
|
Tenta ler em situações cotidianas (sinais, rótulos, etc.) |
• |
|
|
Reconhece palavras que rimam |
• |
|
|
Liga sons com palavras |
• |
|
|
Reconhece algumas palavras simples escritas |
• |
|
|
Reconhece algumas letras maiúsculas e minúsculas |
• |
|
|
Reconhece sons de algumas letras |
• |
|
|
Descreve ações e sentimentos dos personagens de uma história |
• |
|
|
Refere histórias para experiências pessoais |
• |
|
|
Coloca eventos de uma história em ordem |
Habilidades de escrita |
• |
|
|
Tenta escrever, rabiscar ou desenhar |
• |
|
|
Solicita que você escreva palavras ou bilhetes para outras pessoas |
• |
|
|
Faz tentativas de escrever seu nome e reconhece próprio nome escrito |
Conceitos de matemática |
• |
|
|
Compara o tamanho de grupos de objetos usando conceitos como "mais que", "menos que" |
• |
|
|
Organiza objetos em ordem de tamanho (do grande ao pequeno ou do pequeno ao grande) |
• |
|
|
Usa palavras de comparação como "maior", "menor", "mais pesado", etc . |
• |
|
|
Entende conceitos sobre " nenhum", "alguns", "todos", "mais do que" e "menos do que" |
• |
|
|
Identifica e desenha um quadrado, círculo e triângulo |
• |
|
|
Conta corretamente de quatro a dez objetos |
• |
|
|
Sabe que o número final contado representa o número total de objetos em um conjunto |
• |
|
|
Reconhece alguns numerais de 1 a 10 |
• |
|
|
Pode diferenciar números de letras e entende que os números referem-se à quanti dade |
Ciência |
• |
|
|
Mostra in teresse e faz perguntas sobre objetos e eventos observados em seu ambiente |
• |
|
|
Nota propriedades comuns e diferentes entre objetos e materiais |
• |
|
|
Sabe algumas características de plantas e animais comuns, como por exemplo, o que comem e nomes são nomeados os filhotes |
• |
|
|
Reconhece alguns elementos do céu, como o sol, a lua, as nuvens e relâmpagos |
Artes & Música |
• |
|
|
Reconhece e nomeia as cores básicas |
• |
|
|
Desenha figuras reconhecíveis e objetos simples |
• |
|
|
Conta uma história através de imagens |
• |
|
|
Movimenta-se segundo um ritmo |
• |
|
|
Explora instrumentos musicais simples |
• |
|
|
Gosta de improvisar ou copiar padrões musicais |
Regras Sociais |
• |
|
|
Reconhece tradições sociais básicas, tais como aniversários |
• |
|
|
Compreende que as pessoas vivem em diferentes partes do mundo e têm costumes e tradições diferentes |
• |
|
|
Explora mapas simples e representações visuais de bairros ou comunidades |