Acessibilidade / Reportar erro

Senso de coerência da mulher e sua associação com o desmame precoce Como citar este artigo: Cortelo FM, Marba ST, Cortellazzi KL, Ambrosano GM, Guerra LM, Almeida AC, et al. Women's sense of coherence and its association with early weaning. J Pediatr (Rio J). 2018;94:624-9. , ☆☆ ☆☆ Estudo vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Campinas, SP, Brasil.

Resumo

Objetivo:

Investigar se há associação entre níveis de senso de coerência e desmame precoce.

Método:

O presente estudo tem natureza quantitativa e delineamento transversal. Foram investigados fatores associados ao desmame precoce (interrupção da oferta do leite materno à criança) em uma amostra de 425 mulheres com idade superior a 18 anos, sem distinção de etnia ou classe social, mães de crianças com até 36 meses, que não fossem gêmeos ou apresentassem deficiências sensoriais ou motoras. Foi feito o teste de qui-quadrado, com nível de significância de 5%, para testar a associação entre a variável dependente (desmame precoce) e as variáveis independentes (socioeconômicas, demográficas e nível de senso de coerência). As variáveis que apresentaram p ≤ 0,20 foram testadas no modelo de regressão logística múltipla. Os odds ratio e os respectivos intervalos de 95% de confiança foram estimados. Todos os testes estatísticos foram feitos com o programa SAS 9.2.

Resultados:

Os resultados apontaram que mães com maior senso de coerência possuem 1,82 vez mais chance de manter o aleitamento por mais tempo (p = 0,02).

Conclusões:

A identificação de mães com baixo senso de coerência permite a intervenção precoce dos profissionais de saúde, contribui para diminuir as taxas de desmame precoce na população.

PALAVRAS-CHAVE
Senso de coerência; Aleitamento; Desmame

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br