SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue11 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo)

Print version ISSN 0031-1049

Abstract

ZAHER, Hussam et al. Molecular phylogeny of advanced snakes (Serpentes, Caenophidia) with an emphasis on South American Xenodontines: a revised classification and descriptions of new taxa. Pap. Avulsos Zool. (São Paulo) [online]. 2009, vol.49, n.11, pp. 115-153. ISSN 0031-1049.  http://dx.doi.org/10.1590/S0031-10492009001100001.

Este trabalho apresenta uma análise filogenética molecular das serpentes avançadas (Caenophidia), realizada com base na análise de seqüências de dois genes mitocondriais (rRNA 12S e 16S) e de um gene nuclear (c-mos; 1681 pares de bases no total) e com 131 táxons terminais, amostrados a partir das principais linhagens de Caenophidia, com ênfase nos xenodontíneos neotropicais. A análise de parcimônia dos dados mediante otimização direta resultou em uma árvore filogenética bem resolvida que, por um lado, corrobora alguns dos clados identificados em análises anteriores e por outro, estabelece novas hipóteses sobre a composição de outros grupos e do relacionamento entre eles. Os principais resultados obtidos salientam: (1) a alocação de Achrochordus, xenodermatídeos e pareatídeos como grupos externos sucessivos de todos os demais cenofídios (incluindo viperídeos, elapídeos, atractaspidídeos e todos os grupos de "colubrídeos"); (2) que, em relação ao último grupo, viperídeos e homalopsídeos podem ser considerados como clados irmãos dos demais; (3) a existência, dentro do grande grupo dos cenofidia, dos seguintes sub-grupos: psamophiídeos afro-asiáticos (incluindo o gênero Mimophis, de Madagascar), Elapidae (incluindo os hidrophiíneos, mas excluindo Homoroselaps, associado aos atractaspidídeos), Pseudoxyrhophiinae, Colubrinae, Natricinae, Dipsadinae e Xenodontinae. A análise sugere algumas alterações de cunho taxonômico dentro dos xenodontíneos, incluindo realocações genéricas para Alsophis elegans, Liophis amarali e modificações substanciais em relação a Xenodontini e à radiação dos xenodontíneos das Antilhas. Também é a aqui apresentada uma revisão da classificação de Caenophidia, baseada inicialmente nas análises moleculares, mas provendo diagnoses morfológicas para muitos dos clados incluídos, realçando os grupos que ainda merecem atenção especial no futuro. São aqui nomeados originalmente dois grandes clados dentro de Caenophidia, uma nova subfamília dentro de Dipsadidae e, dentro de Xenodontinae, cinco novas tribos e seis novos gêneros, sendo ainda dois gêneros revalidados. Os gêneros Xenoxybelis e Pseudablabes são considerados sinônimos de Philodryas; Erythrolamprus, sinônimo de Liophis; Lystrophis e Waglerophis, sinônimos de Xenodon.

Keywords : Serpentes; Colubridae; Caenophidia; Filogenia; Classificação; Sistemática; Xenodontinae; Dipsadinae; Novos gêneros; Elapoidea; Colubroidea; América do Sul; Antilhas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English