SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue16 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Papéis Avulsos de Zoologia

Print version ISSN 0031-1049

Abstract

POPPE, Jean Lucas; VALENTE, Vera Lúcia da Silva  and  SCHMITZ, Hermes José. Structure of Drosophilidae Assemblage (Insecta, Diptera) in Pampa Biome (São Luiz Gonzaga, RS). Pap. Avulsos Zool. (São Paulo) [online]. 2012, vol.52, n.16, pp.185-195. ISSN 0031-1049.  https://doi.org/10.1590/S0031-10492012001600001.

O Pampa brasileiro (extremo sul do país) está, atualmente, vastamente modificado devido ao aumento das atividades agrícolas. Em muitos lugares, apenas pequenos fragmentos de campo permanecem em uma paisagem agrícola. Drosophilidae (Diptera) tem sido amplamente utilizadas como bioindicadores para monitorar os efeitos das mudanças antropogênicas em ambientes naturais. Porém, a fauna de Drosophilidae no Bioma Pampa de ambientes naturais ou perturbados, ainda permanece amplamente desconhecida. O presente estudo é uma das primeiras tentativas de preencher esta lacuna, apresentando resultados de coletas mensais no município de São Luiz Gonzaga (28º24'28"S, 54º57'39"W), no Pampa brasileiro. Um inventário de espécies foi conduzido em dois ambientes contrastantes, uma zona urbana e um remanescente de floresta (zona rural). Em ambos os locais, armadilhas com banana fermentada foram usadas para capturar drosofilideos adultos. A identificação foi feita através da morfologia externa e da terminália dos machos. No total, 13,379 drosofilideos foram analisados (zona rural: N = 8,812 and Sobs = 25; zona urbana: N = 4,567 and Sobs = 16). No presente estudo, 16 (60%) das 26 espécies coletadas foram encontradas exclusivamente ou preferencialmente no fragmento de mata. O período de maior riqueza foi entre os meses de junho a novembro (inverno-primavera), e o período de menor riqueza foi de dezembro a maio (verão-outono). Uma análise de cluster pelo Coeficiente de Jaccard mostrou que a composição da assembléia muda ligeiramente quando o período do ano com temperaturas mais elevadas (janeiro-maio) é comparado com o período de temperaturas menos elevadas (junho-outubro). A abundância das espécies foi também altamente afetada pela sazonalidade, como revelou o Índice de Morisita, onde as amostras foram agrupadas em períodos consecutivos dentro de uma mesma estação, mostrando a preferência sazonal de algumas espécies. O componente tempo foi determinante na diversidade da assembléia, superando o efeito espacial. A forte redução na diversidade na área urbana quando comparada com o pequeno fragmento de floresta, torna evidente a importância do ambiente natural para a preservação da diversidade no bioma Pampa, atualmente com sua paisagem altamente alterada.

Keywords : Bioma Pampa; Drosophilidae; Diversidade; Bioindicador.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License