SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número25 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Papéis Avulsos de Zoologia

versión impresa ISSN 0031-1049

Resumen

SIMOES, Thyara N.; SILVA, Arley C. da; SANTOS, Ednilza M. dos  y  CHAGAS, Cristiano A.. Temperatura de incubação e razão sexual em filhotes recém-eclodidos da tartaruga marinha Eretmochelys imbricata (Linnaeus, 1766) no município do Ipojuca, Pernambuco, Brasil. Pap. Avulsos Zool. (São Paulo) [online]. 2014, vol.54, n.25, pp.363-374. ISSN 0031-1049.  http://dx.doi.org/10.1590/0031-1049.2014.54.25.

O desenvolvimento do sexo em tartarugas marinhas é determinado pela temperatura de incubação dos ovos (TSD - Temperature-dependent Sex Determination). Para a espécie Eretmochelys imbricata, pouco se sabe a respeito da proporção sexual das desovas que ocorrem no litoral sul de Pernambuco. Diante disso, o objetivo desse estudo é analisar a relação entre o desenvolvimento sexual e a temperatura de incubação de ninhos de tartarugas-de-pente, depositados na Praia de Merepe, município do Ipojuca, Pernambuco. Os dados de temperatura foram coletados em nove ninhos, durante os meses de janeiro a junho de 2013, com auxílio de registradores de temperatura do tipo Data loggers (Modelo Onset Computer, UA-001-08). As médias registradas para os ninhos amostrados em relação ao período de incubação e temperatura foram de 54 dias e de 31,68ºC. Com base nesses resultados, os ninhos apresentaram uma forte tendência para o desenvolvimento de fêmeas, sendo a razão sexual, estimada por meio de análises histológicas, de 86,53% para fêmeas. Portanto, a Praia de Merepe possui temperaturas que propiciam uma maior diferenciação de neonatos fêmea. Entretanto, estudos mais detalhados devem ser realizados com a intenção de verificar se esses mesmos resultados podem ser obtidos para todo o litoral ipojucano.

Palabras clave : Tartaruga-de-pente; Determinação do sexo; Conservação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons