SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Tracheal intubation difficulty in patient with craniosynostosis: case reportInfraclavicular brachial plexus block: antero posterior approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

CHAVES, Itagyba Martins Miranda  and  CHAVES, Leandro Fellet Miranda. Anticoagulantes e bloqueios espinhais. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2001, vol.51, n.3, pp. 225-234. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942001000300006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Com o uso de anticoagulantes para tromboprofilaxia, a incidência de hematomas em anestesias espinhais aumentou. O objetivo desta revisão é verificar a ocorrência de casos de hematomas espinhais e sua correlação com o uso de drogas utilizadas na tromboprofilaxia. CONTEÚDO: São feitas algumas considerações clínicas e farmacológicas sobre as drogas utilizadas em tromboprofilaxia (cumarínicos, aspirina e heparina). São ressaltados os fatores de risco, particularmente aos relatos de casos de pacientes que desenvolveram hematoma peridural decorrente do uso simultâneo de heparina de baixo peso molecular e anestesia peridural. CONCLUSÕES: Existe importante associação entre hematoma peridural e distúrbios hemorrágicos, principalmente em pacientes em tratamento com anticoagulantes. O reconhecimento do aumento do risco da associação da anestesia peridural, da anestesia subaracnóidea, a continuada vigilância e a educação são fundamentais para evitar futuros casos.

Keywords : ANTICOAGULANTES; COMPLICAÇÕES: hematoma peridural; TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional: peridural, subaracnóidea.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese