SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue6The effect of preemptive intravenous morphine on postoperative analgesia and surgical stress responseEffects of low laryngeal mask cuff pressure on the laryngopharyngeal mucosa of dogs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

OLIVEIRA FILHO, Getúlio Rodrigues de et al. A articulação acrômio-clavicular como ponto de referência alternativo para o nível flebostático. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2001, vol.51, n.6, pp. 511-517. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942001000600006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O nível flebostático corresponde ao ponto médio do diâmetro ântero-posterior do tórax, ao nível do 4º espaço intercostal e constitui-se no ponto de referência padrão para o nível zero da pressão venosa central. Freqüentemente, durante anestesia, o acesso à face lateral do tórax é impossível. Este estudo teve por objetivo, derivar uma equação que possibilite a estimativa do nível flebostático a partir de variáveis antropométricas e da altura da articulação acrômio-clavicular. MÉTODO: Foram estudados 200 pacientes. O grupo 1 foi utilizado para derivação da equação e o grupo 2, para sua validação. Foram coletados dados antropométricos. O nível flebostático e a altura da articulação acrômio-clavicular foram medidos em decúbito dorsal. Regressão linear múltipla foi utilizada no grupo 1, tendo como variável dependente o nível flebostático, e independentes, as variáveis antropométricas e a altura da articulação acrômio-clavicular. No grupo 2, a concordância entre os valores do eixo flebostático observados e preditos pela equação foi testada pelo método de Bland-Altman. RESULTADOS: A equação resultante do grupo 1 foi: nível flebostático = 49,57 + (0,19 x Idade) + (0,31 x Peso) + (0,20 x altura da articulação acrômio-clavicular). A diferença média entre os valores preditos e observados do nível flebostático, no grupo 2 foi de 2,79 ± 7,62 mm. CONCLUSÕES: A equação apresentada neste estudo pode prever com precisão o ponto flebostático.

Keywords : MONITORIZAÇÃO [pressão venosa central]; MONITORIZAÇÃO [nível flebostático].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese