SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Efficacy of 7.5% hypertonic sodium chloride, with and without 6% dextran 70, in renal function preservation of hypovolemic dogs submitted to ischemia-reperfusionProlonged regional analgesia with peripheral catheters: case reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

GUILHERME, Sudbrack  and  GEIER, Karl Otto. Cateter peridural deslocado: uma causa de falha de analgesia. Relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2002, vol.52, n.1, pp. 55-61. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942002000100007.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A migração do cateter peridural é uma ocorrência rara. No entanto, quando não se obtém bloqueio condutivo após injeção de anestésico local através do mesmo, deve-se suspeitar de que ele não esteja no local esperado. O objetivo deste relato é descrever um caso de migração de cateter peridural (L3-L4) para o interior do músculo psoas maior direito, confirmado radiologicamente. RELATO DO CASO: Paciente feminina com 58 anos, portadora de tromboangeíte obliterante foi submetida à amputação do hálux esquerdo sob técnica combinada raqui-peridural. A punção subaracnóidea foi feita em L4-L5 e o cateter peridural foi passado em L3-L4 com o objetivo de fazer analgesia controlada pelo paciente (ACP), por via peridural, no pós-operatório. Como a ACP não apresentou resultados no pós-operatório, suspeitou-se de migração do cateter peridural que foi confirmada por estudo radiográfico contrastado. O cateter saiu pelo forâmen intervertebral e ficou alojado no músculo psoas maior direito. CONCLUSÕES: A ausência de efeitos após injeções repetidas de soluções analgésicas através de cateter peridural faz suspeitar que o mesmo não esteja no local apropriado. Estudo radiológico com contraste pôde confirmar o diagnóstico.

Keywords : ANALGESIA, Pós-operatória [analgesia controlada pelo paciente]; COMPLICAÇÕES [falha].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese