SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Propofol and alfentanil sedation for extracorporeal shock wave lithotripsyCytokines and anesthesia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

CHINELATO, Ana Regina  and  FROES, Nívea Dulce Tedeschi Conforti. Efeitos genotóxicos em profissionais expostos aos anestésicos inalatórios. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2002, vol.52, n.1, pp. 79-85. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942002000100010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Neste estudo compararam-se médicos expostos aos gases anestésicos com indivíduos não expostos, para a investigação de alterações cromossômicas, verificação da possível interferência dos anestésicos inalatórios na cinética celular e avaliação do risco genotóxico associado à exposição ocupacional. MÉTODO: Foram realizadas culturas temporárias de linfócitos do sangue periférico para a obtenção de metáfases, necessárias para a análise de aberrações cromossômicas e trocas entre cromátides irmãs. RESULTADOS: A análise citogenética mostrou um aumento nas freqüências de aberrações cromossômicas por célula no grupo exposto, quando comparado ao grupo controle, denotando o efeito clastogênico desses compostos. Com relação ao parâmetro de trocas entre cromátides irmãs, os gases anestésicos não demonstraram efeito indutor. A comparação entre os índices mitótico e de proliferação celular também mostrou que não há diferenças significativas entre os grupos exposto e controle. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos sugerem que os anestesiologistas podem representar um grupo de risco entre pessoas ocupacionalmente expostas e as condições de trabalho devem ser melhoradas.

Keywords : ANESTÉSICOS, Inalatórios; RISCO PROFISSIONAL [exposição crônica].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese