SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Marked hypercapnia during cardiopulmonary bypass for myocardial revascularization: case reportPostanesthetic delirium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

PIMENTA, Karina Bernardi  and  NUNES, Beatriz do Céu. Embolia pulmonar na sala de cirurgia: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2002, vol.52, n.2, pp. 236-241. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942002000200012.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Embolia pulmonar é uma complicação freqüente no período pós-operatório. O objetivo deste relato é apresentar um caso de embolia pulmonar ocorrida na sala de operação e chamar a atenção para a importância da profilaxia de trombose venosa em pacientes cirúrgicos. RELATO DO CASO: Trata-se de um paciente do sexo masculino, 55 anos e 83 kg com diagnóstico de câncer de próstata, submetido a prostatectomia supra-púbica sob anestesia geral. Ao final da cirurgia, o paciente já extubado e logo após sua passagem para a maca de transporte apresentou instabilidade hemodinâmica e diminuição da SpO2 para 80%. Foi reintubado e encaminhado para a UTI. A tomografia computadorizada mostrou imagens com aspecto de embolia pulmonar. O paciente evoluiu para óbito no 5º dia de pós-operatório. CONCLUSÕES: O elevado índice de suspeita não é suficiente para firmar o diagnóstico pois a embolia pulmonar é uma doença silenciosa e a rotina de investigação não possui elevada sensibilidade. A profilaxia precoce e adequada é a melhor estratégia.

Keywords : CIRURGIA, Urológica [prostatectomia]; COMPLICAÇÕES [embolia pulmonar].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese