SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Clinical evaluation of clonidine associated to ropivacaine for epidural anesthesiaComparison between sublingual nifedipine and intravenous clonidine to control perioperative arterial hypertension in cataract procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

SOARES, Luiz Fernando; ESCOVEDO HELAYEL, Pablo; CONCEICAO, Diogo Brüggemann da  and  OLIVEIRA FILHO, Getúlio Rodrigues de. Bloqueio peribulbar com a associação da mistura enantiomérica de bupivacaína (S75-R25) a 0,5% e lidocaína a 2%: efeitos da adição de hialuronidase. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2002, vol.52, n.4, pp. 420-425. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942002000400005.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Os benefícios da adição de hialuronidase ao anestésico local em bloqueio peribulbar permanecem controversos. Este estudo comparou os efeitos da hialuronidase sobre a acinesia dos músculos retos, elevador da pálpebra e orbicular do olho após a realização de bloqueio peribulbar com a associação da mistura enantiomérica de bupivacaína (S75-R25) a 0,5% e lidocaína a 2%. MÉTODO: Foram estudados 35 pacientes divididos em grupo 1, que recebeu uma combinação de iguais volumes de mistura enantiomérica de bupivacaína (S75-R25) a 0,5% e lidocaína a 2% com adrenalina 5 µg.ml-1 e grupo 2, que recebeu a mesma solução anestésica adicionada de hialuronidase 50 UI.ml-1. A motilidade dos músculos retos, orbicular do olho e elevador da pálpebra foi avaliada 1, 5, 10 e 15 minutos após o bloqueio. RESULTADOS: Os escores de motilidade dos músculos extra-oculares diminuíram significativamente durante o período de observação, sem diferenças entre os grupos. Os percentuais de pacientes que apresentaram acinesia do globo ocular em cada momento do estudo não diferiram significativamente entre os grupos. Os escores de dor à injeção do anestésico local não diferiram entre os grupos. A anestesia cirúrgica foi satisfatória em todos os pacientes. CONCLUSÕES: Este estudo não demonstrou nenhum efeito da adição de hialuronidase na concentração de 50 UI.ml-1 sobre a acinesia dos músculos retos, elevador da pálpebra e orbicular do olho durante a instalação de bloqueio peribulbar realizado com a associação da mistura enantiomérica de bupivacaína (S75-R25) a 0,5% e lidocaína a 2% com adrenalina 5 µg.ml-1.

Keywords : ANESTÉSICOS [Local]; ANESTÉSICOS [bupivacaína]; ANESTÉSICOS [lidocaína]; CIRURGIA [Oftalmológica]; CIRURGIA [facectomia]; ENZIMAS [hialuronidase]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [Regional]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS [peribulbar].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese