SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue4Spinal anesthesia-induced neurological complicationsCycloxygenase-2 inhibitors nonsteroid anti-inflammatory drugs: current issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

GANEM, Eliana Marisa  and  CASTIGLIA, Yara Marcondes Machado. Anestesia na Pré-Eclâmpsia. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2002, vol.52, n.4, pp. 481-497. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942002000400013.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Embora a pré-eclâmpsia acometa pequena porcentagem da população obstétrica, ela é responsável por considerável morbidade e mortalidade maternas. Assim sendo, o controle anestésico adequado deste grupo de pacientes ainda hoje é um desafio para os anestesiologistas. Este artigo tem a finalidade de apresentar a fisiopatologia, o tratamento farmacológico e as opções anestésicas para o parto normal ou cirúrgico, em pacientes com pré-eclâmpsia. CONTEÚDO: Estão descritos a classificação e terminologia da hipertensão arterial induzida pela gestação, a fisiopatologia, as alterações nos diversos órgãos e sistemas, os princípios gerais no controle das pacientes e as opções anestésicas para o parto normal e cirúrgico. CONCLUSÕES: O conhecimento, pelo anestesiologista, da fisiopatologia, das formas de tratamento e das características farmacológicas das drogas utilizadas para o controle da hipertensão arterial e a profilaxia das convulsões, assim como sua interação com as drogas e técnicas anestésicas, possibilita a redução das complicações peri-operatórias e da mortalidade materna e fetal.

Keywords : ANESTESIA [Obstétrica]; ANESTESIA [pré-eclâmpsia].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese